.

A agenda de mobiliza��o dos servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE) que previa atividades em Bras�lia para acompanhar o julgamento do diss�dio coletivo da categoria no Superior Tribunal de Justi�a (STJ) foi adiada. O motivo foi o tamb�m adiamento da data para o julgamento do diss�dio, inicialmente marcado para o pr�ximo dia 8, quarta-feira. A informa��o foi dada na tarde desta sexta-feira pela assessora jur�dica que acompanha a situa��o dos servidores do MTE, T�nia Martins Le�o. O diss�dio foi retirado de pauta, pois tr�s processos que tratam do tema ter�o que ir a julgamento em conjunto. Entre eles est� o PET 7884, uma a��o do governo contra a mobiliza��o dos servidores. Ainda n�o h� nova data para o julgamento. Apesar de adiadas as atividades previstas para a pr�xima semana, a categoria segue mais mobilizada que nunca. Nesta quinta uma reuni�o (foto) na Secretaria de Recursos Humanos (SRH) voltou a frustrar os servidores.

Na reuni�o, representantes do comando de mobiliza��o do MTE, Condsef, CUT Nacional e CNTSS voltaram a reclamar da aus�ncia de uma proposta capaz de por fim ao conflito instalado entre servidores e governo. As alternativas apresentadas pela SRH s� repetiram o que vinha sendo dito antes. N�o houve acr�scimo de nenhuma novidade ao processo de negocia��o. Assim, o impasse permanece.

A categoria segue rejeitando a proposta j� apresentada pelo Planejamento que inclui racionaliza��o de cargos, poss�vel enquadramento, consolida��o das carreiras transversais e constitui��o de uma oficina para debater em conjunto a CPST (Carreira da Previd�ncia, Sa�de e Trabalho). Nenhuma proposta alternativa apresentada pelos servidores do MTE foi levada em considera��o pelo governo. A categoria, que j� cedeu nas suas reivindica��es iniciais para buscar um acordo que ponha fim ao conflito, segue sem ser ouvida e atendida.

Mais do mesmo
Entre as proposta apresentadas pelos servidores est� a implanta��o de uma gratifica��o fixa enquanto n�o se decide pela constru��o de uma carreira espec�fica para o MTE. O secret�rio de RH, Duvanier Ferreira, havia dito que apresentaria uma proposta que poderia dissolver a crise. No entanto, o que foi apresentado foi mais do mesmo discurso rejeitado pelos trabalhadores.

O Sintsep-GO, a Condsef, o comando de mobiliza��o do MTE e demais entidades envolvidas no processo de negocia��o seguem dispostas a continuar o di�logo em busca de um acordo que ponha fim a este conflito. A expectativa � de que o pr�ximo encontro com o governo traga algo palp�vel capaz de superar este impasse. Enquanto isso, a mobiliza��o nos estados segue intensa com realiza��o permanente de assembl�ias por local de trabalho. A mobiliza��o e o di�logo dos trabalhadores com a sociedade tamb�m continuam.

Os servidores do MTE querem mostrar e explicar os motivos e a import�ncia desta paralisa��o que j� se aproxima de 5 meses. Sintsep-GO e Condsef seguem apoiando esta luta at� que as reivindica��es emergenciais dos trabalhadores sejam atendidas por melhores condi��es de trabalho e um atendimento de qualidade � popula��o.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef