.

Foram contrariadas todas as expectativas dos servidores de buscar um consenso com o governo no processo de negocia��es envolvendo a implanta��o de um plano de carreira para o Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE). Em reuni�o no �ltimo dia 19, sexta-feira, o secret�rio de Recursos Humanos do Minist�rio do Planejamento, Duvanier Ferreira, falou aos representantes da categoria que n�o existe negocia��o e deixou claro que se assim pretendessem, os servidores poderiam entrar em greve. �N�o h� negocia��o. Podem entrar em greve�, disse. Condsef, CNTSS e Fenasps, entidades que participaram da reuni�o, confrontaram a afirma��o lembrando que a pr�pria SRH editou s�mulas onde apontava rodadas de reuni�es para dirimir conflitos e buscar um consenso por meio de um processo de negocia��o que vinha acontecendo.

Os dirigentes sindicais solicitaram que fosse formalizada e documentada a resolu��o do secret�rio de RH afirmando inexistir um processo de negocia��es e recomendando o in�cio da greve. Mas o secret�rio se recusou a atender o pedido alegando que sua gest�o tem como praxe n�o formalizar nada no papel, ou seja, em documentos.

Ferindo a Constitui��o
Inconformados, os dirigentes consideraram a atitude como despreparo do ocupante do cargo de secret�rio de Recursos Humanos. Para as entidades sindicais, tal postura viola a Constitui��o Federal em seu princ�pio da formalidade e despreza a luta dos trabalhadores do setor p�blico por meio de artif�cios e tentando dar um car�ter de informalidade a um processo de negocia��es longo e exaustivo. Os dirigentes sindicais deixaram a reuni�o avaliando que � inadmiss�vel aceitar essa postura de um ocupante de um cargo p�blico, portanto, um dos porta-vozes do governo.

Assembl�ias e mobiliza��o
O resultado da reuni�o desta sexta ser� levado para avalia��o dos servidores do MTE em rodadas de assembl�ias pelo Brasil. A categoria tem um indicativo de paralisa��o por tempo indeterminado apontado para o dia 6 de abril. A postura do secret�rio de RH vem causando indigna��o de diversas categorias do setor p�blico, n�o sendo diferente com rela��o aos servidores do MTE.

O momento � dif�cil e requer a mobiliza��o intensa. Por ser ano eleitoral, o governo tem at� abril para encaminhar projetos para vota��o no Congresso Nacional e que envolvam impacto or�ament�rio. A uni�o e press�o em torno do atendimento da pauta de reivindica��es ser� o grande diferencial para que o governo tire do papel demandas ainda n�o atendidas.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef