.

A Condsef informou em seu site que participou da primeira reuni�o feita para definir crit�rios, regras e regulamentar a avalia��o de desempenho no Minist�rio da Sa�de (MS). De acordo com a Confedera��o – que participa da comiss�o formada por t�cnicos do MS e representantes de entidades sindicais – as vinculadas ao MS ter�o que se adequar � sistem�tica que ser� adotada aos servidores da Sa�de. Segundo o governo, a previs�o � de que at� o dia 2 de dezembro tenham sido publicadas todas as portarias trazendo normas do processo de avalia��o no MS. O primeiro ciclo de avalia��o acontecer� em janeiro do pr�ximo ano e deve se estender por um per�odo de 6 meses. Os demais ciclos avaliativos dever�o ser anuais. Para garantir a consolida��o de propostas que n�o prejudiquem o trabalhador, todo o processo que vai discutir essas regras ser� acompanhado pela Confedera��o e suas filiadas, para que os servidores tamb�m participem do processo.

Segundo os representantes sindicais, esta primeira reuni�o j� apontou um avan�o importante no debate sobre avalia��o de desempenho voltada para servidores cedidos e descentralizados do MS. Esses trabalhadores somam mais de 54 mil e o crit�rio de pontua��o institucional permanece como hoje. Por estarem em condi��o espec�fica (cedidos e descentralizados) estes servidores ter�o pontua��o institucional fixada em 80 pontos. Mas a partir da regulamenta��o, esses trabalhadores tamb�m ser�o avaliados individualmente por fatores de compet�ncia. Dessa forma, assim como os demais servidores, caso consigam avalia��o individual m�xima de 20 pontos poder�o alcan�ar at� 100 pontos do valor da gratifica��o. Os demais servidores ser�o avaliados tanto institucional como individualmente na propor��o de 80 e 20 pontos.

Debate com categoria
Ao longo deste processo que vai definir normas de avalia��o a Condsef vai apresentar propostas de composi��o das comiss�es de acompanhamento do processo macro e tamb�m de subcomiss�es por local de trabalho. A Confedera��o pretende tamb�m conversar com outras entidades e debater propostas para apresentar ao governo. �� importante que nossas entidades filiadas se envolvam e discutam com servidores os melhores crit�rios de avalia��o para a categoria. Assim, evita-se que s� os gestores participem da condu��o deste processo�, disse S�rgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef