Reação da polícia contra manifestantes em defesa da democracia, neste domingo, em SP, provocou questionamentos de representantes da sociedade civil organizada. Curitiba também registrou ato contra o racismo e fascismo

Movimentos antifascistas e em defesa da democracia têm ganhado força no Brasil. Iniciadas por torcidas de grandes times de futebol, as manifestações são uma reação aos atos essencialmente pró-Bolsonaro que atacam instituições, se insurgem contra Supremo, Legislativo e fazem ode a movimentos supremacistas com forte conotação racista. No domingo (31/5), houve confronto na Avenida Paulista e a reação da polícia contra manifestantes em defesa da democracia e ação protetora em favor da ala bolsonarista indignou centenas de representantes da sociedade civil organizada ao longo do dia. O Sintsep-GO e a Condsef/Fenadsef se posicionam em defesa da democracia, contra o fascismo. Na última semana, atos #ForaBolsonaro foram realizados em várias cidades do Brasil com destaque para Goiânia. Vale ressaltar que a Confederação está entre as signatárias do maior pedido de impeachment protocolado até o momento na Câmara dos Deputados.

Vivemos um momento de bastante gravidade e a escalada do fascismo precisa ser contida. Enquanto reprimiram manifestantes em defesa da democracia, policiais escoltaram e deram suporte a manifestantes pró-bolsonaro. Uma delas carregava um taco de beisebol. Policiais foram questionados se o instrumento não seria considerado arma branca e o que aconteceria se algum manifestante pró-democracia fosse pego com aquele objeto. Outro manifestante carregava uma bandeira de movimento neonazista da Ucrânia.

Ato “Pró-Democracia” em Goiânia
No próximo dia 7 de junho, domingo, às 14 horas, torcidas organizadas de Atlético, Goiás e Vila Nova vão se reunir na Praça Cívica, em Goiânia, no ato “Pró-Democracia: União das Torcidas Goianas”. Além disso, entidades e movimentos sociais organizados estão promovendo as hashtags #somos70% #somos70porcento, em função de que 70% da população brasileira apoia o #ForaBolsonaro e o fim do governo fascista.