.

Uma reunião agendada no início de maio acontece nesta terça-feira, 19, no Ministério do Planejamento. O encontro, que contará com a participação da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e gestores da Secretaria de Recursos Humanos, vai definir a metodologia que será usada ao longo dos grupos de trabalho (GTs) que serão instalados para discutir reestruturação de carreira de diversos setores. Nove categorias (Incra, Imprensa Nacional, SPU, Ministério da Cultura, Inep, FNDE, DNPM, Arquivo Nacional e Dnit) que participaram da última reunião também devem contar com um representante neste encontro. Por esses setores deve ter início a instalação dos GT´s firmados em acordo. Na oportunidade, a Condsef cobrará ainda demandas pendentes, como a criação de agenda para negociar reajuste de benefícios como auxílio-alimentação, transporte, creche e contrapartida em planos de saúde.

Para auxiliar no processo de negociação dos GTs, a Condsef listou as pendências existentes em cada setor envolvido. O objetivo da reunião desta terça é definir a dinâmica das próximas reuniões. A partir daí e depois de definidas as agendas, a Condsef vai convocar todos os representantes dos grupos e dar início aos trabalhos. A princípio, a metodologia deve levar em conta as semelhanças entre as carreiras. Os setores que tiverem semelhanças devem discutir estrutura e levantar diagnósticos em conjunto. Setores que não apresentarem semelhanças nas carreiras terão discussões em separado.

Os servidores devem acompanhar de perto todo este processo. Isso para que a discussão de carreira não se arraste e as negociações não tragam avanços produtivos. A realização de assembléias ao longo desse período será outro fator determinante. Tudo para que os servidores tenham as informações e possam fazer análises permanentes e discutir os melhores rumos a serem tomados ao longo do processo de negociações.

Outras atividades
Esta semana, a Condsef participa de uma série de atividades. Na quarta, dia 20, a entidade volta ao Planejamento onde deve ser retomado debate sobre a carreira indigenista, dos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai). A partir de quarta, a Condsef também vai sediar uma série de encontros de categorias de sua base. No dia 22 a Condsef promove seminário contra desmonte de órgãos públicos. No sábado, dia 23, representantes de filiadas em todo o Brasil participam de uma plenária nacional que deve apontar agenda de atividades para o próximo período.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef