.

Enquanto servidores em todo o Brasil realizavam um Dia Nacional de Lutas em defesa dos servidores e servi�os p�blicos, as 31 entidades nacionais que participam da Campanha Salarial 2012 estavam em reuni�o no Minist�rio do Planejamento com o secret�rio de Rela��es do Trabalho, S�rgio Mendon�a. A reuni�o desta quinta (15) teve como tema central a busca de reajustes em benef�cios como o aux�lio-alimenta��o. Apesar de o assunto j� ter sido exaustivamente debatido desde 2011 e ter sido interrompido apenas devido ao inesperado falecimento de Duvanier Paiva, Mendon�a disse que reajustes em benef�cios s� poderiam ser concedidos em 2013. As entidades reagiram afirmando que a postura adotada pelo governo n�o ajuda no avan�o das negocia��es e pode acirrar os �nimos da categoria. Solicitaram ainda a revoga��o da Portaria 13/2012 que limita e congela valores do aux�lio-alimenta��o em R$ 378,00.

Depois de muito debate o Planejamento se comprometeu a analisar os estudos sobre o tema (confira aqui) feitos pela subse��o do Dieese na Condsef e entregues hoje na reuni�o. Mendon�a chegou a destacar que h� possibilidade de avan�o nas negocia��es sobre benef�cios. Como o tema da reuni�o demandou intenso debate uma reuni�o ficou agendada para a pr�xima quinta, 22, para tratar dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, com destaque para o PL 2203/11 que aguarda vota��o e prev� readequa��es em tabelas a partir de 1� de mar�o deste ano de uma s�rie de categorias. Outra reuni�o foi agendada para o dia 28, mesma data da marcha � Bras�lia que trar� servidores de todo o Brasil em busca de avan�os nos processos de negocia��o. No dia 28 todos os pontos discutidos voltar�o � pauta, incluindo os prazos para finalizar as negocia��es.

Dia Nacional de Lutas
Para a Condsef o governo s� ir� ceder nas negocia��es com muita mobiliza��o da categoria e muita unidade dos trabalhadores do servi�o p�blico federal. Nesta quinta a entidade recebeu relatos de diversas atividades que marcaram o Dia Nacional de Lutas. No Paran� houve debate com servidores na capital, em Goi�s as atividades foram concentradas no interior do estado, onde acontece um ciclo de assembleias com a categoria. O Sintsep-GO j� confirmou caravana com 400 companheiros em Bras�lia, na marcha do dia 28. No Rio de Janeiro, trabalhadores de diversas entidades que comp�em a campanha salarial 2012 fizeram um ato na Cinel�ndia. Em Minas Gerais houve atividade em frente � sede do Minist�rio da Sa�de.

Os servidores de S�o Paulo fizeram um ato unificado no p�tio do Tribunal Regional Federal. Durante a atividade, as entidades fizeram convite aos servidores para participar da marcha em Bras�lia no dia 28. Os servidores de Pernambuco tamb�m realizaram atividade importante com servidores de diversos setores. Houve caf� da manh� e panfletagem em sinais de tr�nsito para buscar apoio da sociedade na luta por melhores servi�os p�blicos. Em Santa Catarina houve ato no centro da capital, Florian�polis. Assim como nos outros estados a atividade de mobiliza��o foi unificada com diversas entidades e diferentes categorias unidas em torno dos eixos da campanha salarial 2012. No Cear� houve ato tamb�m contra a privatiza��o da previd�ncia dos servidores p�blicos. A concentra��o dos servidores aconteceu no pr�dio da Receita Federal, em Fortaleza. No Maranh�o tamb�m houve ato que contou com participa��o de servidores de diversos �rg�os.

Nesta sexta, dia 16, a Condsef re�ne seu Conselho Deliberativo de Entidades – do qual participa o Sintsep-GO – para avaliar a semana de lutas e fazer um levantamento para a marcha do dia 28. A categoria deve permanecer atenta, mobilizada e pronta para pressionar pelo cumprimento de acordos e avan�os nas negocia��es.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef