.

Em pânico com a ideia de ser demitido? O estresse pode torná-lo pior no emprego.

A preocupação em se tornar desnecessário, a sensação de impotência devido a mudanças no local de trabalho e incerteza sobre o posto podem afetar seu desempenho.

Ainda assim, criar um ambiente de insegurança de propósito é uma tática usada em alguns negócios – ao colocar mais demandas e estresse sobre funcionários – na crença enganosa de que isso aumentará sua performance.

Há algumas versões desse tipo de gerência. Uma é a regra 20-70-10, popularizada por Jack Welch, ex-presidente da multinacional General Electric, que defendia a ideia de demitir 10% dos funcionários com as performances mais fracas.

Outra versão, conhecida como “para cima ou para fora”, é uma estratégia adotada por algumas empresas das áreas de consultoria e legislação na qual quem performa menos – aqueles que não estão subindo a escada de promoção da carreira – são substituídos.

Mas, ao manter os funcionários na ponta dos pés ao provocar sentimentos de incerteza no local de trabalho, os empregadores fazem mais mal do que bem, diz William Schiemann, chefe do grupo Metrus, uma empresa de pesquisa organizacional com base em Somerville, Nova Jersey (EUA).

“É um tiro pela culatra quando empresas usam a segurança no emprego como um graveto, em vez de uma cenoura, porque os funcionários perdem o sentimento de compromisso”, diz ele. A tática pode acabar com a confiança no trabalho, acrescenta. CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA COMPLETA.

Fonte: BBC Brasil ()
Link para a matéria original: https://goo.gl/MztGNJ