.

A partir da próxima segunda-feira, 15, o Sintsep-GO, a Condsef – e todas as suas filiadas – realizam atividades importantes em defesa da pauta de reivindicações dos servidores de sua base. Na terça, 16, o Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) se reúne para fazer um balanço do processo de negociações e discutir a agenda de mobilizações do próximo período. No dia 17, quarta, a Esplanada dos Ministérios será palco de mais uma grande manifestação que deve reunir servidores de todo o Brasil. As filiadas à Condsef devem participar em massa trazendo caravanas dos estados. O objetivo é pressionar o governo pelo cumprimento dos acordos já firmados. Em julho está programada mais uma parcela de reajustes para uma série de categorias. Está prevista também passagem pelo Congresso Nacional, onde os servidores farão corpo a corpo com parlamentares solicitando apoio à pauta da categoria. Entre outras coisas, os servidores pedem a derrubada do Projeto de Lei Complementar (PLP) 92/07, que propõe a criação de Fundações Estatais de Direito Privado. A categoria protesta contra o desmonte no setor público e cobra uma verdadeira reestruturação a partir da construção de diretrizes de plano de carreiras. No dia 18 a Condsef realiza sua Plenária Nacional.

Além da Condsef, participam do ato a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e entidades do setor público. Todos unidos em torno da agenda de reivindicações que compõe a Campanha Salarial 2009 dos servidores públicos federais. Entre as cobranças firmadas em acordo está a abertura de negociação para discutir reajuste nos benefícios pagos aos servidores. A Condsef luta para que haja isonomia nos valores entre os Três Poderes. Servidores do Executivo recebem valores defasados nos auxílios-alimentação, transporte e contrapartida dos planos de saúde. A entidade também cobra ações efetivas dos grupos de trabalho (GTs) que já foram instalados e pressa para instalar aqueles que ainda aguardam o início dos debates. Muitas categorias têm também acordos para discutir tabela salarial para 2010.

Olho em agosto
A pressão tem razão de ser. Todas as pendências que envolvem acordos firmados previstos para 2010 precisam ser reportadas pelo Executivo no relatório orçamentário que deve seguir para o Congresso em agosto. O tempo é curto e por isso a Condsef convoca toda sua base a pressionar o Ministério do Planejamento e buscar apoio junto a parlamentares para que todos os acordos sejam cumpridos e as negociações continuem abertas. “Esse é um momento de união. Devemos manter nossa mobilização para garantirmos um desfecho positivo em defesa dos servidores e serviços públicos brasileiros”, convocou Josemilton Costa, secretário-geral da Condsef.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef