.

A �Marcha da Press�o� realizada pelos servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE) reuniu nesta quarta-feira (25), em Bras�lia, mais de 500 manifestantes em frente ao Bloco K do Minist�rio do Planejamento, e na quinta (26), em frente ao Minist�rio do Trabalho. Durante os dois dias, os servidores fizeram vig�lia na expectativa de que representantes da categoria fossem recebidos pelo ministro Paulo Bernardo. Ao final do primeiro dia, os servidores foram informados de que o ministro n�o estava em Bras�lia e que as conversas deviam ser feitas na Secretaria de Recursos Humanos (SRH), onde tamb�m n�o havia nenhum representante do governo para falar com os servidores. A Delega��o do Sintsep-GO, com mais de 40 companheiros e companheiras da SRTE/GO, participou intensamente das manifesta��es em Bras�lia.

Para a imprensa e para toda a sociedade, o governo vem dizendo que o processo de negocia��es est� aberto. Mas a situa��o n�o condiz com a verdade. Para representantes dos servidores do MTE, o governo est� apostando em um processo de esvaziamento do movimento paredista que atinge 23 estados e o Distrito Federal. �Esta tentativa de fugir e empurrar uma solu��o com a barriga est� gerando uma revolta ainda maior na categoria. Todos est�o dispostos a continuar o movimento�, disse Rog�rio Expedito, diretor da Condsef (Confedera��o dos Trabalhadores no Servi�o P�blico Federal) e lotado no MTE. O Sintsep-GO e a Condsef continuam buscando uma reuni�o para abrir um canal efetivo de negocia��es no Planejamento. Como resultado das conversas anteriores – bem como da press�o em frente � sede do MTE em Bras�lia – os servidores esperam que o ministro Carlos Lupi intervenha em favor da categoria junto ao MPOG.

Mais de 90 parlamentares tamb�m j� buscaram, sem sucesso, intermediar as negocia��es entre servidores e governo. No entanto, a mobiliza��o continua ganhando for�a, recebendo novas ades�es tanto de servidores quanto de parlamentares. A expectativa � de que um processo efetivo de negocia��es se instale em breve e garantias possam ser dadas a essa categoria para melhorar a situa��o no MTE e garantir o atendimento adequado a todos que necessitam de seus servi�os.

CONFIRA A PAUTA DE REIVINDICA��O DOS SERVIDORES DO MTE:

1. Pela implanta��o imediata do Plano de Carreira Espec�fico dos Servidores do MTE, conforme Aviso Ministerial MTE n� 30;
2. Melhorias das Condi��es de Trabalho;
3. Regulamenta��o da jornada de trabalho de 30 horas semanais, sem redu��o de sal�rios, com dois turnos di�rios para ampliar o atendimento � popula��o;
4. Pol�tica de Treinamento e Capacita��o permanentes;
5. Amplia��o das vagas do �rg�o com contrata��o dos remanescentes do �ltimo concurso;
6. Paridade Salarial entre ativos, aposentados e pensionistas;
7. Isonomia do Aux�lio-Alimenta��o do Poder Executivo com o do Judici�rio;
8. Retorno do regime de solidariedade nos descontos da GEAP, com valores compat�veis com os sal�rios dos servidores. Garantia de melhoria na qualidade do atendimento.

Fonte: Sintsep-GO com informa��es da Condsef