.

As coisas est�o cada vez mais dif�ceis para a oposi��o. Com a san��o do aumento dos aposentados, oposicionistas perdem mais espa�o e discurso no debate eleitoral. Certamente se Lula vetasse o aumento, esta seria uma das bandeiras a ser explorada, com �nfase, por PSDB, DEM e PPS.

Depois de muito suspense e especula��es, ao longo da �ltima semana, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva sancionou, na ter�a-feira (15), dia da estr�ia da sele��o brasileira na Copa do Mundo, na �frica do Sul, o reajuste de 7,7% aos aposentados e pensionistas que ganham acima do sal�rio m�ninmo.

Antes de sancionar o texto da medida provis�ria aprovada pelo Congresso, Lula se reuniu por cerca de quatro horas com a equipe econ�mica do Governo, al�m do ministro da Previd�ncia, Carlos Eduardo Gabas, e o l�der do Governo na C�mara, C�ndido Vacarezza.

A queda do fator previdenci�rio foi vetada, como ali�s j� era esperado por todos.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ao deixar a reuni�o que Lula orientou a equipe econ�mica a fazer os cortes necess�rios em outras despesas para compensar os gastos com o reajuste.

Ele voltou a afirmar que n�o haver� redu��o em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares

“Al�m dos cortes que j� fizemos [no Or�amento], de R$ 10 bilh�es, cortaremos R$ 1,6 bilh�o para n�o alterar o Or�amento”.

O deputado Vacarezza disse que deixou claro para o presidente que n�o passaria na C�mara ou no Senado qualquer percentual que fosse inferior aos 7,7%.

Com a decis�o de Lula, a oposi��o fica numa situa��o cada vez mais complicada diante do processo sucess�rio.

PIB alto, economia em franca expans�o, emprego em alta, n�o h� crise pol�tica na base a ser explorada e amplificada pela m�dia serrista, Copa do Mundo, amea�a do DEM de deixar a coliga��o oposicionista, aus�ncia de um candidato a vice que agregue for�a pol�tica � chapa de Serra, tudo conspira contra a “mudan�a” propugnada pela oposi��o.

No pr�ximo pagamento – Gabas informou que o pr�ximo pagamento das aposentadorias acima do m�nimo j� vir� corrigido com o reajuste de 7,7%.

Gabas disse ainda que a equipe econ�mica ainda est� discutindo como ser� feito o pagamento da diferen�a do reajuste de 6,14%, concedido de janeiro a junho deste ano, com o novo valor autorizado hoje pelo Governo.

O ministro sinalizou, no entanto, que at� agosto tudo deve estar normalizado.

Fonte: Sintsep-GO com Ag�ncia Diap