.

Em visita ao Rio de Janeiro, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva afirmou, na segunda-feira (8), que o crescimento da economia brasileira tende a aumentar o n�mero de empregos e, consequentemente, a arrecada��o da Previd�ncia Social.

A proje��o do presidente � que, desta forma, � poss�vel haver um aumento no valor das aposentadorias. Em entrevista a uma r�dio carioca, por�m, Lula negou a exist�ncia um d�ficit previdenci�rio, apesar dos efeitos da crise econ�mica mundial.

– Voc� pode melhorar a vida dos aposentados na medida em que voc� vai melhorando a receita da Previd�ncia Social. Na medida em que a receita tiver crescendo acima daquilo que � a capacidade de gasto que ela tem hoje, uma parte disso voc� pode dar para um aumento aos aposentados, at� para que eles participem do crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro. N�s fizemos uma op��o primeiro: recuperar o sal�rio m�nimo, que estava muito deteriorado – afirmou.

O presidente aproveitou para explicar que o d�ficit da Previd�ncia era causado por uma s�rie de contas baseadas na Constitui��o de 1988, as quais produziam um desequil�brio a partir do momento em que criava classes de trabalhadores sem que houvesse um fundo espec�fico para a cobertura dos efeitos legais.

– Isso � contabilizado como d�ficit, mas n�s mudamos (a forma de c�lculo). Se pegarmos o que pagam os trabalhadores e o que eles recebem, empata tudo. N�o h� d�ficit, Se voc� analisa tudo o que colocamos na Constitui��o, a� aparece um d�ficit de R$ 45 bilh�es, que n�o � d�ficit. Foi uma decis�o do Estado de fazer uma pol�tica de seguridade social para o povo mais pobre – afirmou.

Lula tamb�m usou uma compara��o para explicar o motivo pelo qual n�o pode conceder o aumento aos aposentados:
– Quando voc� vira presidente da Rep�blica � mais ou menos como cuidar da fam�lia. S� pode dar para o filho aquilo que a gente poder dar. Eu n�o prometo aquilo que n�o posso fazer – declarou.

Quanto aos benef�cios poss�veis, no futuro, para os aposentados, Lula foi positivo:

– Eu acho que sempre d� para fazer mais. O que � importante a gente lembrar � que o aposentado, durante muito tempo, n�o recebia aquilo sequer que era a deteriora��o do seu trabalho por causa do crescimento da infla��o. Na medida em que garantimos aos aposentados que n�o haver� nenhum preju�zo, ou seja, que ele receber� aquilo que a infla��o comeu, ele ter� como reposi��o no seu sal�rio.

Portal Brasil – Ainda pelo r�dio, em seu programa semanal Caf� com o presidente, Lula comentou o lan�amento do Portal Brasil – que re�ne servi�os e informa��es sobre a��es e programas federais. Segundo o presidente, apenas 30% de conte�do est� dispon�vel no site, mas que o objetivo � chegar a 100%.

– � o come�o de uma nova era na �rea de comunica��o entre o Estado brasileiro e a sociedade brasileira. � uma coisa extraordin�ria porque a gente demonstra transpar�ncia total, ou seja, � governar sem medo de que as pessoas saibam o que estamos fazendo, para que as pessoas tenham acesso diretamente �s informa��es – at� para saber se as vers�es que est�o sendo contadas s�o verdadeiras ou n�o – disse.

Lula comentou ainda a entrega da primeira etapa do Projeto Salitre – que prev� a irriga��o de terras para a produ��o agr�cola – em Juazeiro, na Bahia. Segundo ele, ainda h� 750 mil hectares de terras prontas para irriga��o apenas no Nordeste.

– Temos uma quantidade enorme de terra para ser irrigada e isso requer investimento, uma participa��o mais efetiva entre os Poderes P�blicos, entes federados, governo do Estado, governo federal e municipal, e empresa privada – concluiu.

Fonte: Sintsep-GO com Ag�ncia Diap