Em nota, Asmetro-SN pede compromisso da administração pública com órgão e aponta importância do Inmetro na retomada do crescimento econômico. Confira aqui a íntegra do texto da direção executiva da entidade

Na semana do carnaval, o presidente Jair Bolsonaro falou em “implodir” o Inmetro. O episódio trouxe luz para a situação de desmonte de mais um órgão público que é fundamental para garantir a retomada do crescimento econômico. O Asmetro-SN, entidade filiada à Condsef/Fenadsef, vem alertando a administração de várias inconsistências nos processos do Inmetro e em nota defende a interrupção do desmonte do órgão. Confira a íntegra ao final da matéria. 

Em fóruns, assembleias e até um encontro internacional promovidos pelo Asmetro-SN evolvendo servidores, órgãos delegados (IPEM), setores industrial e fabricantes de instrumentos afetos a metrologia legal, o debate contra o desmonte e também contra a privatização do Inmetro ganharam destaque. Na ocasião, foram apresentados os vários modelos de metrologia legal em vigor no mundo, além da visão do setor industrial sobre o tema, contando com a presença de palestrantes de renome internacional. 

Órgão essencial
A atuação do Inmetro passa por diversas frentes que inclui assegurar e certificar produtos essenciais nas exportações. Pequenas e médias empresas também se beneficiam, além do agronegócio que hoje é segmento que mais impacta o desempenho do PIB brasileiro. O certificado do Inmetro é garantia de que produtos brasileiros de diversos nichos entrem com competitividade em mercados de economia avançada. 

Interromper o desmonte no órgão é urgente. Por isso, a diretoria executiva do Asmetro-SN destaca a importância de estancar esse processo. A entidade espera que a gestão atual esteja comprometida com valores que norteiam a administração pública e a função do Inmetro que é a de servir à sociedade brasileira.

>> Saiba mais

Fórum Internacional de Metrologia Legal

Fóruns realizados pelo ASMETRO-SN

Assembleias do ASMETRO-SN

>> Confira a íntegra da nota da entidade:

O ASMETRO-SN vem desde o início da gestão da Sra. Ângela Flores Furtadas alertando a administração de várias inconsistências nos processos do INMETRO. Durante o exercício de 2019, o sindicato organizou uma série de Fóruns, assembleias e até um encontro internacional evolvendo servidores, órgãos delegados (IPEM), setores industrial e fabricantes de instrumentos afetos a metrologia legal.

No evento, foram apresentados os vários modelos de metrologia legal em vigor no mundo, além da visão do setor industrial sobre o tema, contando com a presença de palestrantes de renome internacional. Na ocasião, houve consenso de que as mudanças sugeridas pela então presidente não só não lograriam êxito como colocariam o país numa posição delicada quanto a geração de empregos, arrecadação, manutenção da qualidade dos produtos fiscalizados e retomada do crescimento. Sistematicamente confrontamos a administração anterior, sobretudo o desmonte e a privatização do INMETRO.

Quanto à qualificação do atual Presidente, não há comparação: enquanto a presidente se mostrava, do ponto de vista curricular, corroborado pelos atos, hipoqualificada para exercer a presidência de uma instituição pública da envergadura do INMETRO, O atual presidente possui experiências com gestão em tecnologia, regulação de mercado, pesquisa científica e administração pública, todas atribuições do INMETRO.

Assim, em face dos acontecimentos, a diretoria executiva do ASMETRO-SN entende que estancar o processo de desmonte do serviço público é positivo nesse momento e espera que a gestão atual esteja comprometida com os valores que norteiam a Administração Pública e a função estatal do INMETRO, que é servir à sociedade brasileira.

Diretoria executiva do ASMETRO-SN – 27/02/2020 

Fonte: Condsef/Fenadsef