.

Seguindo a determina��o metodol�gica que adotou com outras categorias, a Secretaria de Rela��es do Trabalho (SRT) do Minist�rio do Planejamento informou em reuni�o, nesta quarta-feira, 17, que ser� formado um grupo de trabalho (GT) para debater a constru��o de uma carreira do Arquivo Nacional. Ap�s o questionamento da Condsef e da Assan (Associa��o dos Servidores do Arquivo Nacional) de que alguns temas foram tratados ao longo de 2012 e, portanto, est�o mais avan�ados, o governo concordou em debater a quest�o ampla de uma carreira do Arquivo em um GT e seguir negociando estrutura remunerat�ria e outras pautas pendentes da categoria em reuni�es paralelas. A SRT ponderou que o GT servir� para avaliar a proposta dos trabalhadores para cria��o de um plano de carreira. A Condsef sugeriu ent�o que para o GT sejam realizadas duas reuni�es em maio e mais uma na primeira quinzena de junho, buscando concluir as discuss�es com a consolida��o de uma proposta de carreira. Uma reuni�o para tratar de reestrutura��o de tabela remunerat�ria e outras demandas urgentes dos servidores do Arquivo deve acontecer ainda este m�s, com data a ser definida. A primeira reuni�o do GT ficou pr�-agendada para o dia 14 de maio.

Entre as demandas que devem ser tratadas em reuni�es fora do GT, a Condsef e a Assan destacaram a quest�o da prorroga��o do prazo para reposi��o de horas de dias parados referentes � greve leg�tima da categoria ocorrida no ano passado. Em mar�o, as entidades sindicais que representam os servidores do Arquivo chegaram a enviar ao Minist�rio da Justi�a um relato da situa��o por que t�m passado os servidores do �rg�o. Muitos apontam a necessidade de trabalhar pelo menos 10 horas por dia para cumprir o acordo. At� o momento os servidores tamb�m n�o tiveram atendida a solicita��o de abertura do Arquivo aos s�bados para auxiliar na reposi��o do trabalho. A SRT se comprometeu a conversar com gestores do Arquivo Nacional sobre o assunto e dar um retorno urgente � Condsef.

Mobiliza��o � importante na busca por avan�os
A pauta dos servidores do Arquivo j� n�o � novidade para o governo. Durante os processos de negocia��o ocorridos ao longo de 2012 o Planejamento chegou a sinalizar que iria buscar uma alternativa capaz de assegurar uma estrutura remunerat�ria que n�o trouxesse preju�zos aos trabalhadores do Arquivo. Em agosto do ano passado um representante da Secretaria de Gest�o P�blica tamb�m chegou a solicitar tempo para que uma equipe t�cnica estudasse e trouxesse propostas para este pleito. De setembro do ano passado at� agora, apesar das insistentes tentativas da Condsef e da Assan, nenhum retorno ainda foi dado pelo governo a respeito das reivindica��es mais urgentes da categoria.

Portanto, os servidores do Arquivo devem permanecer atentos e mobilizados. Cabe � categoria continuar a mobiliza��o e unidade em torno de sua pauta de reivindica��es. A press�o e cobran�a constantes s�o fundamentais para assegurar os avan�os importantes nos processos de negocia��o em curso.

Fonte: Condsef