.

Comando de greve visita munic�pio e constata firmeza do movimento na ger�ncia da SRTE/GO em An�polis. Servidores buscam apoio da C�mara Municipal e planejam ato pol�tico ao ar livre para sensibilizar popula��o

Quinze companheiros(as) do comando de greve da Superitend�ncia Regional de Trabalho e Emprego de Goi�s (SRTE/GO) visitaram na manh� desta segunda-feira (16) a Ger�ncia do MTE-GO em An�polis. Representantes do Sintsep-GO e da Asmitego, al�m de levar informes e apoio aos companheiros em greve, prestaram esclarecimentos aos servidores quanto � paralisa��o. “Fomos muito bem recebidos pelos companheiros de An�polis. Mostramos a eles que o movimento est� muito forte, tanto no estado quanto no resto do pa�s”, declarou a tesoureira do Sintsep-GO e servidora da SRTE/GO, F�tima Maria de Deus.

Assim como em Goi�nia, todos(as) os(as) servidores(as) administrativos da ger�ncia de An�polis se encontram paralisados. “Apenas o servi�o dos auditores, de fiscaliza��o e esclarecimento, est� sendo realizado. At� mesmo a confec��o de carteiras para o SINE – que ainda estava acontecendo at� semana passada – foi suspensa, sendo mantidos apenas os servi�os internos de apoio ao servidor”, informou Jos� Roberto Cunha, presidente da Associa��o dos Servidores do MTE em Goi�s (Asmitego).

Os servidores explicam que o objetivo da suspens�o total dos servi�os n�o � penalizar a popula��o. “Sabemos que o trabalho que n�s executamos � fundamental para a sociedade. No entanto, quem n�o parece saber disso � o governo, que sequer tem considerado nossas tentativas de negocia��o. Exercemos nosso trabalhamo sem condi��es e, ainda por cima, somos enquadrados em um plano de carreira que n�o contempla as especificidades do nosso trabalho”, disse F�tima.

A��ES – Ainda na visita de hoje, os servidores tra�aram algumas a��es para dar visibilidade ao movimento em An�polis. “Al�m de divulga��o nos meios de comunica��o da cidade, faremos um ato p�blico, ao ar livre, para explicar aos cidad�os de An�polis o descaso com o qual estamos sendo tratados pelo governo federal”, afirmou Jos� Roberto. Os servidores articulam ainda que a C�mara Municipal do munic�pio aprove uma mo��o de apoio ao movimento, para que seja encaminhada – juntamente com outras declara��es de apoio – � sede do MTE em Bras�lia e ao Minist�rio do Planejamento, Or�amento e Gest�o. “Esta n�o � uma luta isolada. V�rios setores da sociedade percebem que o que estamos pleiteando � justo, e est�o a nosso favor”, complementou a dirigente do Sintsep-GO.

SAIBA MAIS
Servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego em Goi�s est�o em greve desde o dia 5 de novembro.

Sintsep/GO aponta que 90% dos servidores em Goi�s aderiram � paralisa��o

Na manh� do dia 5 de novembro, servidores do MTE em Goi�s (SRTE-GO) � e em v�rios estados do Brasil � compareceram normalmente a seus locais de servi�o. No entanto, ao inv�s de atendimento � popula��o, houve mobiliza��o e protesto. � que, em assembl�ia do �ltimo dia 30, os servidores administrativos do �rg�o em Goi�s decidiram acompanhar o movimento nacional do setor que, em 23 de outubro, havia determinado paralisa��o geral das atividades, no in�cio de novembro, por tempo indeterminado. �A princ�pio seria apenas os administrativos. Mas, em solidariedade, at� os auditores participaram do movimento no primeiro dia� informou Ademar Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Servi�o P�blico Federal em Goi�s (Sintsep/GO).

Os(as) servidores(as) protestam contra o descaso do governo frente �s reivindica��es da categoria. Desde fevereiro, quando a pauta de negocia��es foi entregue, oito meses se passaram e o governo n�o sinalizou para a forma��o de um Grupo de Trabalho espec�fico para discutir os pontos de pauta, dos quais destaca-se a implanta��o de Carreira espec�fica para os servidores administrativos do Trabalho.
O Sintsep/GO estima que 90% dos servidores do MTE de Goi�s est�o paralisados. �Al�m da falta de condi��es de trabalho, o quadro de servidores � bastante defasado. Somos cerca de 150 servidores ativos nas ag�ncias de Goi�nia, An�polis e restante do estado. A maioria absoluta est� paralisada�, afirmou Ademar.

Paralisa��o atinge 16 estados
Al�m do estado goiano, aderiam � greve servidores(as) do Rio Grande do Sul, Paran�, Santa Catarina, S�o Paulo, Esp�rito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Para�ba, Mato Grosso, Alagoas, Cear�, Rio Grande do Norte, Maranh�o, Sergipe e Distrito Federal.

Com a greve dos servidores, diversos servi�os est�o suspensos em todo o pa�s. As SRTEs, atualmente s�o respons�veis pelo seguro desemprego, pelas den�ncias, pela carteira de trabalho, pela confec��o das carteiras de trabalho do SAC, homologa��es e media��es, entre outras a��es.

REIVINDICA��ES � Al�m do plano de carreira, os servidores do MTE reivindicam: melhorias das condi��es de trabalho; regulamenta��o da jornada de trabalho de 30 horas semanais, sem redu��o de sal�rios, com dois turnos di�rios para ampliar o atendimento � popula��o; pol�tica de treinamento e capacita��o permanentes; amplia��o das vagas do �rg�o com contrata��o dos remanescentes do �ltimo concurso; paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; isonomia do aux�lio-alimenta��o do Poder Executivo com o do Judici�rio e retorno do regime de solidariedade nos descontos da GEAP, com valores compat�veis com os sal�rios dos servidores (com garantia de melhoria na qualidade do atendimento).