.

A Condsef iniciou a semana participando, nesta segunda-feira, dia 20, de cinco reuni�es no Minist�rio do Planejamento: C&T, Inmetro, INPI, Incra/MDA e Lei 12.277/10. Nas quatro primeiras o governo voltou a apresentar reajuste de 15,8% a serem divididos em 3 anos. A padroniza��o das propostas n�o tem conseguido solucionar os impasses que mant�m cerca de 30 categorias em greve em todo o Brasil. Nesta terca, dia 21, as categorias voltam a se unir em mais um Dia Nacional de Luta. A mobiliza��o � total em mais uma semana importante para assegurar desfechos nas negocia��es com o governo. A Condsef tem buscado dialogar no sentido de encontrar propostas alternativas que viabilizem o atendimento de propostas urgentes dos setores em greve, bem como as suspens�o do corte de ponto dos servidores. A entidade volta ao Planejamento na quarta, dia 22, para tentar formatar propostas que possam se analisadas pelos servidores desses quatro setores. Na �ltima reuni�o do dia, que busca equaliza��o da tabela criada pela lei 12.277/10, o secret�rio de Rela��es do Trabalho, S�rgio Mendon�a, disse que as demandas est�o pautadas pelo governo que ainda n�o teve tempo h�bil de concluir debates internos. Por isso, uma nova reuni�o est� prevista para esta ter�a, �s 21 horas. O presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues, est� em Bras�lia acompanhando todos os desdobramentos das reuni�es entre Condsef, governo e demais entidades representativas dos servidores federais.

Al�m de seguir buscando uma proposta alternativa para os setores de sua base, a Condsef quer assegurar tamb�m que o governo continue negociando reestrutura��o das carreiras, incluindo demandas como gratifica��o de qualifica��o, busca da equipara��o das tabelas salariais de n�vel superior com a Lei 12.277/10, concedendo mesmo percentual de reajuste para servidores de n�vel intermedi�rio e auxiliar. Al�m disso, a Confedera��o cobra que o governo promova aumento em benef�cios como aux�lio alimenta��o e plano de sa�de.

O governo tem s� at� o dia 31 de agosto para enviar projetos de lei ao Congresso Nacional com previs�o or�ament�ria para 2013. Mas os benef�cios n�o entram nessa obrigatoriedade legal e podem ser concedidos reajustes pelo governo a qualquer tempo. A expectativa � de que o Planejamento � que insiste em dizer estar no limite na apresenta��o de percentuais de reajuste � flexibilize em alguns pontos da negocia��o com os servidores. A crise econ�mica continua sendo o principal argumento do governo para n�o atender �s principais reivindica��es apresentadas pelos servidores ainda em janeiro deste ano. Mas nos �ltimos dois anos o governo da presidenta Dilma Rousseff j� concedeu mais de R$ 300 bilh�es em benef�cios � iniciativa privada. O cen�rio leva a crer que o governo tem margem para buscar solu��o de conflitos instalados tamb�m no setor p�blico que passa por uma crise e quer melhorias no atendimento � popula��o.

Decreto 7.777/12 e corte de ponto
A assessoria jur�dica da Condsef tamb�m segue buscando solu��o para derrubar o Decreto 7.777/12 que j� est� no Supremo Tribunal Federal (STF) para ser analisado. A Condsef e suas filiadas tamb�m v�o buscar a��es que assegurem o sal�rio descontado de servidores. At� ter�a, 21, a Condsef entrar� com uma a��o no STF para revogar atos autorit�rios do governo Dilma contra os servidores. Em alguns casos j� relatados, categorias tiveram 100% dos seus sal�rios descontados pelo governo o que inviabiliza o sustento e sobreviv�ncia de fam�lias inteiras.

Com informa��es da Condsef