Sintsep-GO reforça convocação para assembleia geral da categoria, em formato híbrido, nesta quarta-feira, 15/3, às 14 horas, na sede do sindicato ou via link do Google Meet: https://meet.google.com/zyg-pssh-bfo

O governo oficializou nesta terça-feira (14/3) a proposta de reajuste linear de 9% sobre a remuneração total dos servidores federais, além de um aumento de R$ 200 no valor do auxílio-alimentação, que será de R$ 658, a partir de 1º de maio, caso a proposta seja aceita. As entidades representativas dos servidores têm até 20 de março para responder ao governo.

Para deliberar sobre a proposta, o Sintsep-GO convoca sua base para assembleia geral extraordinária amanhã, 15/3, em formato híbrido, na sede da entidade ou por meio da plataforma Google Meet (https://meet.google.com/zyg-pssh-bfo), às 14 horas em primeira convocação, e às 14h30 em segunda convocação.

Embora o percentual de reajuste esteja longe de repor as perdas salariais dos últimos anos, que chegam praticamente a 27% somente no desgoverno Bolsonaro, a presidente do Sintsep-GO, Márcia Jorge, avalia ser importante aceitar a proposta do atual governo, que ainda está “amarrado” no orçamento da gestão anterior. “Tendo em vista que o governo Lula ainda está executando, nesse ano, um orçamento do governo anterior, não há outra saída a não ser aceitar a proposta, mantendo a mobilização e a luta para a recomposição salarial esperada, a partir de 2024”, pontua.

As entidades que integram a Mesa Nacional de Negociação Permanente têm até o dia 20 de março, próxima segunda-feira, para dar uma resposta da categoria ao governo. No documento assinado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, o governo reforça o compromisso com os demais itens formalizados no ofício de 16 de fevereiro, referente a pautas não remuneratórias, que inclui entre outras demandas a retirada da PEC 32/2020 da pauta do Congresso e a retomada das Mesas Setoriais de Negociação Permanente; além da definição até maio de um calendário de discussão das demais reivindicações dos servidores.

No documento, o governo também informa que o reajuste se dará por meio de Projeto de Lei, ou seja, terá que passar pelo Congresso Nacional, para alteração no trecho da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, no que se refere à despesa financeira.

:: Clique aqui para conferir a íntegra da proposta do governo