.

Extens�o de GQ a toda administra��o p�blica e cria��o de gratifica��o de zona local s�o objeto de estudo no Planejamento

A Condsef participou de duas reuni�es na Secretaria de Rela��es do Trabalho (SRT) do Minist�rio do Planejamento nesta ter�a-feira, dia 25, para continuar o debate em torno da extens�o da gratifica��o de qualifica��o (GQ) �s categorias que ainda n�o possuem e implanta��o de gratifica��o de zona local para trabalhadores lotados em fronteiras e �reas de dif�cil acesso. Com rela��o � GQ, a Confedera��o focou seus argumentos na necessidade de o governo instalar uma pol�tica de valoriza��o e capacita��o de todos os servidores e n�o transformar a GQ em uma pol�tica de valoriza��o para apenas algumas carreiras enquanto outras s�o discriminadas. No caso da gratifica��o de zona local a Condsef destacou as dificuldades de fixar trabalhadores em �reas de dif�cil acesso e nas zonas de fronteira e que uma gratifica��o possibilitaria condi��es de fixa��o mais adequadas aos trabalhadores dispostos a atuar nesses locais que tanto necessitam da aten��o do Estado. Em ambos os casos a SRT informou que o Planejamento tem feito estudos para buscar a viabilidade de propostas que atendam essas demandas.

A SRT destacou a import�ncia das propostas, mas ressaltou que estudos s�o necess�rios, principalmente no que diz respeito a impactos or�ament�rios. A Condsef prop�s a realiza��o de nova reuni�o at� o final de julho, tempo considerado suficiente para que o governo apresente retorno s�lido sobre os temas pautados. A SRT se comprometeu a avaliar a possibilidade de datas para reuni�o e garantiu que dar� um retorno � Condsef. A entidade vai continuar cobrando retorno por parte do governo e espera que propostas concretas sejam apresentadas uma vez que tem total convic��o de que � poss�vel atender a essas demandas importantes para os servidores p�blicos.

A Condsef tamb�m segue cobrando agenda de reuni�es para os demais setores de sua base que continuam com pautas pendentes na SRT. Essa semana o Planejamento divulgou um calend�rio de reuni�es que devem ser realizadas at� o in�cio de julho e v�o tratar pautas das Ag�ncias Reguladoras, Arquivo Nacional, Dnit (que iniciou uma greve por tempo indeterminado esta semana), DNPM, Abin, Gacen e Gecen e Ci�ncia e Tecnologia. A expectativa � de avan�os finalmente possam ser sentidos nesses pr�ximos encontros e que propostas do governo sejam finalmente apresentadas em resposta �s demandas j� apresentadas pela categoria.

Fonte: Condsef