.

Uma reunião entre a Condsef e o Comando Nacional dos Servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) – que deveria ter acontecido na quinta-feira, 9 – acabou sendo cancelada pelo Ministério do Planejamento sem qualquer justificativa. O encontro serviria para negociar detalhes do bônus trimestral, corte de ponto e a pauta emergencial do Dnit. Na ocasião, o Planejamento não indicou nova data para que a reunião aconteça. Com isso, o governo voltou a irritar a categoria adiando um entendimento no processo de negociações que se arrasta desde o ano passado. Revoltados com o tratamento de desrespeito, os servidores do Dnit devem continuar com sua agenda de assembléias em todos os estados até o dia 14 de abril. A categoria deve discutir o processo de negociação e definir estratégias de ação para pressionar o governo a cumprir acordos já firmados com o setor.

Para Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef que acompanha o processo de negociações do Dnit desde o início, o governo está criando uma situação insustentável. “A disposição de todos os trabalhadores é de negociar e buscar um consenso, mas o governo continua insistindo em cancelar reuniões o que vem gerando cada vez mais insatisfação”, disse. O resultado das assembléias deve ser encaminhado à Condsef no dia 15 de abril. A entidade vai apoiar a decisão tomada pela maioria dos servidores do Dnit. “Faremos tudo que for possível para garantir a esses trabalhadores o respeito que eles merecem”, reforçou Silva.

A categoria segue buscando assinatura de Termo Aditivo que garante bônus trimestral. Proposta que, lembram os servidores, foi construída pelo próprio governo e sequer fazia parte da pauta de reivindicações original do setor. Os representantes do Dnit continuam cobrando resposta para os seis itens que fazem parte da pauta emergencial da categoria.

Corte de Ponto
Continua pendente também o acordo para devolução de dias descontados de trabalhadores que participaram de movimento grevista no ano passado. Todo o trabalho que ficou parado durante o período de greve foi reposto. Na última reunião, semana passada, o Planejamento disse que faria um termo em separado para tratar desse assunto.

Diante do quadro de incertezas a que o governo vem submetendo os servidores do Dnit, torna-se fundamental o fortalecimento da unidade e forte mobilização da categoria. Por isso, a Condsef convoca suas entidades filiadas a realizar intenso trabalho nos estados durante esse período de assembléias que será importante para guiar a categoria e unir forças em torno do atendimento das demandas represadas do Dnit.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef