Atualizada em 17/2, às 13h25

Propostas do governo, que ainda serão discutidas pelo conjunto dos servidores públicos federais, incluem reajuste de 44% no vale-alimentação e índice de recomposição salarial de acordo com o mês em que for negociado o acordo: março (7,8%); abril (8,5%) ou maio (9%). Confira íntegra da proposta ao final da matéria

Na manhã dessa quinta-feira (16/2) o governo federal realizou a primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação permanente com servidores federais. O evento aconteceu no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços públicos e foi conduzido pelo Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça.

O encontro dá continuidade às atividades do último dia 7 de fevereiro, quando a ministra de Gestão, Esther Dweck, deu abertura a Mesa de Negociação e sinalizou diálogo com as entidades representantes dos servidores para negociação de reajustes. A Mesa, instalada pela primeira vez em 2003 no governo Lula, realizou ao longo de 14 anos 175 acordos com as entidades representativas dos servidores e representa um instrumento da democratização do Estado e das relações de trabalho.

A ministra Esther Dweck afirmou anteriormente em entrevista à Folha de São Paulo no último dia 13 que o aumento seria para todas as carreiras do Executivo e que nesse momento o foco do governo é na urgência de aumento para o ano de 2023, uma vez que os servidores estão há mais de quatro anos sem aumento real.

A mesa foi composta por representantes das centrais sindicais, do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e FONACATE (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típica de Estado). O PROIFES-Federação foi representado pelo presidente da entidade, professor Nilton Brandão.

Propostas
O Secretário Sérgio Mendonça trouxe a previsão orçamentária para o ano de 2023 e afirmou que o valor previsto para reajuste de salários e benefícios é de R$ 11,2 bilhões. Nesse primeiro momento a expectativa do governo é discutir o reajuste apenas para o ano de 2023 para posteriormente debater a Lei Orçamentária Anual e reajustes para 2024.

Após um longo debate com as entidades presentes, Sérgio Mendonça deixou como encaminhamento a apresentação, ainda nesta quinta-feira, de uma proposta com os seguintes índices de reajuste: para reajuste no mês de março – aproximadamente 7,8%; para o mês de abril – 8,5 % e, para o mês de maio, – 9 %. As entidades teriam que optar por uma das propostas a serem apresentadas, em qualquer um dos casos o reajuste do vale alimentação seria de 44%.

Confira a live realizada nesta quinta-feira (16/2), que apresentou à base todos os detalhes da reunião e da proposta apresentada:

Veja ainda o documento da proposta do governo:

Sintsep-GO, com informações do Proifes
Foto: Facebook Fonasefe