.

O governo abriu possibilidade para que onze categorias que rejeitaram proposta apresentada em agosto � com m�dia de 15,8% de reajuste � avaliem se aceitam firmar acordo. A informa��o foi dada por representantes do Minist�rio do Planejamento � Condsef. Quatro categorias da base da Confedera��o est�o nessa situa��o: Incra, Ag�ncias Reguladoras, DNPM e Dnit. No �ltimo dia 7, os servidores das Ag�ncias avisaram a Condsef que seguem sem acordo quanto � proposta apresentada pelo governo que recuou e n�o manteve a determina��o de transformar a remunera��o das carreiras em subs�dio. Os servidores do Incra realizaram uma plen�ria setorial nesta segunda. Representantes de 14 estados (AP, GO, RJ, TO, RR, SP, MS, CE, RO, PE, SC, BA, MG, RS) e o Distrito Federal debateram o assunto, al�m de fazer um balan�o do movimento de greve da categoria, discutir a retomada de negocia��es e estrat�gias e plano de luta para 2013. Uma das resolu��es da plen�ria � que as superintend�ncias regionais realizem assembleias at� esta quinta, 13, para decidir sobre a aceita��o ou n�o da �ltima proposta apresentada pelo governo no dia 28 de agosto.

Tamb�m como resolu��o da plen�ria, a categoria autoriza a Condsef a firmar acordo com o governo a partir da decis�o soberana da maioria. A Condsef tamb�m orienta suas entidades filiadas a promover assembleias com servidores do Dnit e DNPM para que uma decis�o sobre aceita��o da proposta seja tomada. Apesar de estar abrindo a possibilidade de incluir essas categorias no or�amento de 2013, o governo n�o confirmou o formato da pe�a legal que deve encaminhar para que esses setores � caso decidam � garantam a m�dia de reajuste de 15,8% apresentada em agosto. As entidades representativas dos servidores que ainda n�o firmaram acordo devem ser chamadas ao Minist�rio do Planejamento na pr�xima semana para apresentar uma resposta ao governo.

Luta por demandas vai prosseguir
Na plen�ria setorial os servidores do Incra decidiram ainda que independente da aceita��o ou n�o da proposta apresentada em agosto, a categoria vai seguir conduzindo a luta pela reestrutura��o da carreira buscando isonomia com autarquias assemelhadas e correlatas. Uma nova plen�ria do setor deve ser avaliada no pr�ximo Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef. A expectativa � de que esta nova plen�ria setorial ocorra at� a 1� quinzena de abril do pr�ximo ano. Um dos temas ser� a organiza��o do setor (Condsef/Cnasi) e a estrutura��o de um plano de lutas que contemple as demandas espec�ficas do Incra. Tamb�m foi decidido nesta segunda que os sindicatos representativos dos servidores do Incra denunciem junto ao Minist�rio P�blico Federal o processo de terceiriza��o que vem prejudicando o funcionamento adequado do �rg�o.

Fonte: Condsef