.

Sintsep/GO, servidores da Funai/GO e deputados Mauro Rubem (estadual � PT/GO) e Pedro Wilson (federal � PT/GO) fortalecem luta contra extin��o do �rg�o no estado. Legislativo goiano vai encaminhar documento � Bras�lia defendendo a manuten��o da unidade e altera��es no decreto n� 7.056

A��o pol�tica promovida pelo Sintsep/GO, em parceria com o deputado Estadual Mauro Rubem (PT/GO) e com o deputado Federal Pedro Wilson (PT/GO), resultou, nesta ter�a-feira (5), em uma mo��o de apoio da Assembl�ia Legislativa de Goi�s em defesa da manuten��o da Administra��o Regional da Funai/GO e dos tr�s postos ind�genas existentes no estado. O documento � apresentado por Mauro Rubem, aprovado e endossado por praticamente todos(as) os(as) deputados(as) estaduais goianos � solicita que o governo federal reconsidere o decreto presidencial n� 7.056, de 28 de dezembro de 2009, que � apesar de dispor sobre a �reestrutura��o do �rg�o� � extingue 24 administra��es Regionais, 14 N�cleos de Apoio, 10 Postos de Vigil�ncia e 344 Postos Ind�genas existentes por todo o territ�rio nacional.

Durante a sess�o, representantes do Sintsep/GO, servidores da Funai e representantes ind�genas entregaram a Mauro Rubem, Pedro Wilson e aos demais parlamentares um documento elaborado por servidores do �rg�o em Goi�s, que explicita a import�ncia da manuten��o da unidade no estado. �A Funai em Goi�s desempenha uma papel log�stico de apoio �s outras administra��es regionais que � fundamental nas �reas administrativa, t�cnica, educacional e de pesquisa. � uma das mais antigas do pa�s, com um dos maiores acervos de pesquisa da cultura ind�gena brasileira. Al�m disso, por sua localiza��o estrat�gica, � base importante para os processos de deslocamento e tratamento de sa�de de representantes ind�genas de todo o pa�s�, destacou Ademar Rodrigues, presidente do Sintsep/GO.

Segundo Mauro Rubem, a solicita��o para que o governo federal reconsidere o decreto ser� enviado � presid�ncia da Funai; ao Ministro da Justi�a, Tarso Genro e ao pr�prio presidente da Rep�blica, Luiz In�cio Lula da Silva. “Os trabalhadores da Funai de Goi�s t�m meu total apoio dentro da Assembl�ia para que essa causa chegue ao governo federal e este decreto seja alterado” disse Mauro. A partir de proposi��o do deputado Federal Pedro Wilson, o mesmo procedimento ser� adotado pelos(as) trabalhadores(as) junto � C�mara dos Deputados. “H� uma luta hist�rica de renova��o da Funai, uma luta, inclusive, de remarca��es de terra. E Goi�s tem papel de destaque nisto desde a implanta��o da Funai aqui, em 1914. Infelizmente, ela est� sendo retirada de n�s por meio deste decreto apresentado pelo presidente nacional da Funai, professor M�rcio Meira”, afirmou Pedro Wilson.

AUDI�NCIA COM LULA � Os parlamentares goianos v�o sugerir ainda ao presidente Lula que o Executivo realize uma audi�ncia p�blica para se discutir o processo de reestrutura��o da Funai e a altera��o do decreto. �Queremos o apoio de todos os parlamentares � em n�vel nacional � para que o conte�do deste decreto seja alterado. Para que haja concurso p�blico e que a Funai seja, de fato, reestruturada e aparelhada de acordo com os interesses da popula��o brasileira e das comunidades ind�genas�, reiterou o presidente do Sintsep/GO.

CLIQUE AQUI PARA LER O DOCUMENTO APRESENTADO PELO SINTSEP/GO E PELOS SERVIDORES DA FUNAI/GO