.

Nesta sexta-feira (22), servidores de todo o Brasil v�o realizar ato p�blico em defesa da Funda��o Nacional do �ndio (Funai) e pela revoga��o do decreto 7056/09 que extingue diversas administra��es regionais. A atividade tem apoio do Sintsep/GO, da Condsef e do restante de suas filiadas. Desde o dia 4 de janeiro, as entidades v�m insistindo em buscar uma reuni�o com o presidente da Funai, M�rcio Meira. Nesta quarta, 20, os servidores voltaram a reiterar o pedido de audi�ncia por meio de of�cio. O afastamento do presidente da Funai tem causado estranheza. Ap�s ter articulado a publica��o do decreto que desmonta o �rg�o que preside, Meira tem despacho no pr�dio do Minist�rio da Justi�a (MJ). Depois que a dire��o da Funai obteve liminar para retirar os �ndios que ocuparam o �rg�o, � no MJ que os representantes de diversas etnias est�o resistindo acampados em protesto.

Para piorar o clima entre as comunidades ind�genas e a Funai, Meira autorizou a ocupa��o do �rg�o pela For�a Nacional. A agress�o atingiu em cheio os trabalhadores que n�o concordam com essa atitude truculenta e autorit�ria, saindo em defesa dos �ndios. Al�m de pressionar para abertura de um processo de negocia��o que busque a revoga��o do decreto 7056/09, o ato dos servidores nesta sexta tamb�m exige a imediata desocupa��o da pol�cia das depend�ncias da Funai. Para a Condsef esta ocupa��o em nada ajuda na constru��o de um di�logo para solucionar os conflitos instalados ap�s a extin��o de diversas administra��es regionais. A entidade acredita que a pol�cia n�o pode impedir o livre acesso das comunidades ind�genas �s depend�ncias da Funai.

Pela reestrutura��o de fato
Os trabalhadores seguir�o pressionando at� que seja instalado um processo de negocia��o para discutir a revoga��o do decreto e uma proposta que reestruture de fato a Funai. Para a Condsef, o decreto 7.056 vai na contram�o da reestrutura��o discutida com a categoria. A entidade representativa dos servidores segue defendendo a cria��o de uma carreira indigenista que atenda as demandas e necessidades dos servidores e tamb�m das comunidades ind�genas.

Se a situa��o provocada pela publica��o do decreto n�o for revertida um confronto ser� inevit�vel. Os trabalhadores exigem a abertura de um processo de negocia��o que envolva tanto as comunidades ind�genas quanto os representantes dos servidores lotados na Funai. Os representantes das diversas etnias acampados em frente ao MJ tamb�m buscam serem recebidos em audi�ncia pelo ministro Tarso Genro ou pelo pr�prio presidente Lula.

Encontro extraordin�rio � Neste s�bado (23), os servidores da Funai realizam encontro nacional extraordin�rio da categoria. A atividade foi convocada pela Condsef para buscar a��es estrat�gicas e tra�ar metas para enfrentar e derrotar o decreto que desmonta o �rg�o. A categoria est� empenhada e unida para buscar uma reestrutura��o que atenda as demandas dos trabalhadores e seja positiva tamb�m para as comunidades ind�genas que se beneficiam diretamente do trabalho desenvolvido pela Funai.

Fonte: Sintsep/GO com Condsef