.

O presidente da Funda��o Nacional do �ndio (Funai), M�rcio Meira, negou ontem (12) a extin��o de postos e administra��es regionais do �rg�o, que motivou um protesto de ind�genas na sede da funda��o e em frente ao Minist�rio da Justi�a.

Meira disse que � necess�rio haver “maior tradu��o e explica��o” do Decreto 7.056, que, segundo os �ndios, extinguiria administra��es e postos da Funai.

De acordo com Meira, � preciso traduzir e explicar melhor o que est� no decreto para que as diversas etnias ind�genas possam assimilar o que ele significa. Houve apenas mudan�a na nomenclatura das unidades regionais, o que n�o foi compreendido pelos ind�genas, disse o presidente da Funai.

Representantes de 11 etnias protestaram na manh� em frente � sede da Funai. � tarde, o grupo seguiu para o Minist�rio da Justi�a, onde foi informado de que o ministro Tarso Genro n�o se encontrava na cidade e, por isso, n�o poderia receb�-los.

Os �ndios queriam falar com o ministro por se sentirem insatisfeitos com a reestrutura��o resultante do decreto, editado em 28 de dezembro do ano passado e em vigor desde o dia 4 deste m�s. Eles entenderam que os postos da Funais nos estados seriam extintos, mas, de acordo com M�rcio Meira, o espa�o f�sico continua o mesmo.”N�o houve extin��o de administra��es regionais, houve mudan�a de nome. O que era administra��o regional passou a se chamar coordena��o regional.”

Ele explicou que houve mudan�a na distribui��o das unidades com base na nova gest�o territorial, que inclui 36 regi�es geogr�ficas. Em cada uma dessas regi�es existem atualmente v�rias unidades da Funai. Meira esclareceu ainda que haver� um refor�o institucional, com mais pontos de atendimento aos �ndios.

O presidente da Funai, que recebeu representantes de diferentes etnias ao longo do dia, pretende agendar encontros com membros daquelas com que ainda n�o se reuniu para esclarecer todos os pontos de d�vida. “Estamos abertos ao di�logo. Os �ndios est�o se manifestando de forma positiva e � poss�vel fazermos ajustes no decreto”, afirmou.

Fonte: Ag�ncia Brasil