.

Um encontro nacional dos servidores administrativos do Ministério da Fazenda está agendado para a próxima quinta-feira, dia 11 de setembro, em Brasília. A categoria se organiza para contestar a medida provisória (MP) 441 que não trouxe em seu conteúdo a íntegra do que foi firmado em acordo. Uma das garantias dada foi a equiparação das tabelas salariais com o Seguro Social, o que seria um primeiro passo na estruturação da carreira fazendária. Uma reunião agendada para esta quinta, dia 4, que iria discutir a equiparação dessas tabelas e racionalização de cargos foi cancelada pelo Ministério do Planejamento sem qualquer justificativa. O temor de que os compromissos firmados não sejam garantidos pelo governo faz com que a categoria se mobilize. No encontro, deve ser discutida a possibilidade de dar início a uma greve para defender os acordos, hipótese que para a Condsef não está descartada.

Para dar força ao movimento, no dia 12, os fazendários participam de ato em frente ao Planejamento. O objetivo é fazer pressão e mostrar a disposição da categoria para lutar pelo cumprimento dos acordos e isonomia da tabela remuneratória com o Seguro Social. A categoria não deve recuar e a Condsef espera a participação de servidores de todos os estados nessa atividade considerada de extrema importância em um momento de definições.

Fundações Estatais e Paridade
A Condsef organiza ainda uma grande atividade nos dias 9 e 10 de setembro. Em conjunto com suas afiliadas, e com outras entidades, a Confederação vai exigir a derrubada do Projeto de Lei Complementar (PLP) 92/07 que propõe a criação de Fundações Estatais de Direito Privado. O debate e a luta pelo direito constitucional à Paridade também é tema central desta atividade.

Para isso, será montada uma grande estrutura na Esplanada dos Ministérios. Na terça-feira, dia 9, haverá um ciclo de debates sobre o PLP 92/07 e os ricos da criação de fundações estatais em setores essenciais ao atendimento público. Ativos e aposentados de todos os estados devem vir a Brasília e estarão juntos cobrando o direito à Paridade. A atividade termina com uma grande passeata, no dia 10, quarta-feira, na Esplanada.

É esperada a presença de caravanas de todos os estados. O Sintsep/GO considera fundamental a participação dos servidores de todo o Brasil e, até o momento, vai enviar dois ônibus para a atividade em Brasília.

Fonte: Sintsep/GO com informações da Condsef