.

Nesta quarta-feira (14), servidores públicos federais de mais de dezessete categorias voltam a Esplanada dos Ministérios para protestar contra a demora da publicação da medida provisória (MP) que trará reajustes para mais de 800 mil. Os servidores seguem apreensivos, pois esperavam que a publicação no Diário Oficial da União ocorresse ontem (13). As categorias que aguardam a publicação da segunda MP – com reajustes para outros 300 mil servidores – também participam da atividade, que começa a partir das 10 horas e tem concentração no Espaço do Servidor. “Já estamos escaldados com as promessas do governo. O que nós queremos ver e ouvir agora é ação”, entatiza o presidente do Sintsep/GO, Ademar Rodrigues, presente na manifestação ao lado de 300 companheiros(as) de Goiás. “Estamos levando oito ônibus para Brasília, com servidores representando dezenas de municípios do estado. O servidor público federal em Goiás está mobilizado, pronto para unir forças e ir para a luta”, afirma.

Mas, embora representantes do Ministério do Planejamento tenham afirmado que a MP seria assinada pelo presidente Lula na segunda-feira (12), encaminhada ao Congresso e publicada na terça, o fato ainda não se confirmou. Segundo notícia publicada pelo Correio Braziliente da última segunda-feira, a MP iria para o Congresso hoje (14). No entanto, outra matéria presente no Correio desta quarta, aponta que a publicação deve ocorrer amanhã (quinta-feira), 15 de maio. “É essa demora que nos angustia. Faz parecer que é extremamente complicado fazer valer uma coisa já acordada e aceita, tanto pelo governo quanto por nós”, questiona Ademar.

Além do Sintsep/GO e da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), vão estar na Esplanada a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e diversas entidades que aguardam o envio desta MP ao Congresso Nacional.

Categorias contempladas com a MP
Entre as categorias com propostas encaminhadas nesta MP estão servidores do Incra, HFA, Cultura, administrativos da Polícia Federal, servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), dos ministérios da Previdência, Saúde, e Trabalho, incluindo Funasa, que fazem parte da chamada Seguridade Social ou CPST (Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho), professores, técnicos das escolas universitárias, entre outros.

Entre as categorias que esperam a publicação da segunda MP estão servidores administrativos fazendários, do Dnit, da Ciência e Tecnologia, Banco Central, Imprensa Nacional, entre outros. Algumas estão em processo final de negociação e devem fechar acordos a tempo de serem incluídas na MP. A expectativa é de que esta medida seja publicada ainda em maio.

Fonte: Sintsep/GO com informações da Condsef