.Buscando esclarecimentos relativos � Avalia��o de Desempenho, regulamentada por meio do decreto presidencial n� 7.133/10 e implementada, no Minist�rio da Sa�de (MS), pela portaria n� 3.627/10, o Sintsep-GO esteve reunido com a Chefe de Gest�o de Pessoas do n�cleo goiano do MS, Marli Sorel. Na ocasi�o, a dire��o do sindicato formulou algumas perguntas � gestora, que esclareceu alguns pontos relativos a esta primeira etapa da Avalia��o de Desempenho.

S � Marli, quem vai avaliar os servidores?
M � Segundo a portaria, a chefia imediata ser� o avaliador. Essa inclusive tem sido uma de nossas dificuldades, j� que � no caso dos cedidos � os Naces dever�o encaminhar ao n�cleo do MS estadual uma rela��o com o nome dos servidores e dos respectivos avaliadores. Com certeza, teremos dificuldades nos munic�pios onde basicamente existe apenas um ou dois servidores � ficar� a d�vida de quem ser� o avaliador: se o secret�rio de Sa�de ou o inspetor de regi�o. Para os cedidos, no caso do chefe mais pr�ximo n�o se interessar em fazer parte deste processo, dever� ser indicado um avaliador. Cada avaliador dever� ter, no m�ximo, 15 servidores sob sua avalia��o. Ainda em rela��o � avalia��o dos servidores, a mesma dever� ser encaminhada at� o N�cleo pelos avaliadores via internet, o que dificulta o trabalho em alguns munic�pios que ainda n�o possuem o servi�o. Neste sentido, agradecemos a poss�vel colabora��o do Sintsep-GO, via suas delegacias sindicais, que possuem o servi�o.

S � Como o servidor pode atingir os 20 pontos da Avalia��o?
M � S�o cinco itens avaliados, que valem sempre de um a quatro pontos: produtividade; comprometimento; conhecimento de m�todos e t�cnicas; cumprimento de normas de procedimento e de conduta e trabalho em equipe. No caso de dar nota um ou dois, a chefia tem que justificar o porqu� da nota baixa. Nesse sentido, teremos que fazer uma capacita��o muito boa das chefias, por que essa avalia��o vai ter prazo � n�o pode deixar tudo para o final do ciclo, que terminha em 30 de junho. A chefia tem que colocar informa��es constantemente para que o servidor acompanhe seu desempenho. O avaliador n�o dever� encaminhar o resultado de seus trabalhos apenas no final do semestre, haja visto que para tornar o processo mais transparente, dever� enviar at� o terceiro m�s (mar�o, neste primeiro ciclo) uma avalia��o pr�via, � qual o avaliado ter� acesso, tendo a possibilidade de procurar se aperfei�oar naqueles itens nos quais estiver com pontua��o menor. E tudo tem que ser de acordo com a realidade do servidor. Por exemplo: a chefia imediata s� deve cobrar produtividade no valor m�ximo se tiver condi��o de trabalho. Se n�o tiver, n�o tem como.

S � Caso o servidor n�o concorde com sua avalia��o final, o que ele pode fazer?
M � Nesse primeiro momento a Comiss�o de Avalia��o de Desempenho � CAD. No entanto, assim mesmo o servidor poder� recorrer da sua avalia��o ao Servi�o de Gest�o de Pessoas do Minist�rio da Sa�de, ou seja, n�s. Neste caso, deixamos claro que o servidor que quiser se dirigir ao minist�rio para questionar sua avalia��o ser� liberado para isso, devendo preencher um formul�rio que estar� � disposi��o dos mesmos. Aproveito tamb�m o momento para solicitar a todos os servidores(as) que cadastrem seu email o mais r�pido poss�vel junto � este n�cleo. Caso n�o tenham email, fa�am-no imediatamente para cadastr�-lo conosco.

S – Via informa��o verbal, repassada pelo assessor de RH do MS, Dr. Rafael, estamos sabendo que, no caso da avalia��o institucional, todos os servidores cedidos e n�o cedidos j� pode contar com 80 pontos, haja visto que as metas do MS j� foram atingidas. No entanto, queremos saber como ser� feita essa avalia��o no segundo ciclo?
M – Neste primeiro ciclo a avalia��o ter� apenas seis meses de dura��o. Na pr�xima, a avalia��o institucional ser� elaborada de forma mais complexa e completa, incluindo n�o somente as metas do Minist�rio, mas tamb�m as metas regionais. O que sabemos, poder� gerar diversas d�vidas e possibilidades de que os servidores n�o venham a atingir os 80 pontos, pois como voc� mesmo j� citou, muitos fatores estar�o intervindo no cumprimento das metas, tais como: fatores clim�ticos, econ�micos, estruturais, etc. Agora, � importante ressaltar que o servidor n�o pode ser penalizado por falta de condi��es de trabalho. Caso isso ocorra, ele poder� recorrer � CAD, quando for instalada.

Clique aqui e confira os principais esclarecimentos relativos � d�vidas levantadas pelo Minist�rio da Sa�de referentes � Avalia��o de desempenho.