.

Nesta ter�a-feira, dia 19, representantes das entidades nacionais que comp�em a Campanha Salarial Unificada dos servidores federais do Executivo, Legislativo e Judici�rio debateram a abertura das negocia��es com o governo. Algumas entidades – que ainda n�o fazem parte da campanha – participaram da reuni�o e v�o discutir com suas bases a ades�o ao movimento unificado. O objetivo � fortalecer cada vez mais os servidores em torno das pautas e demandas gerais. A unidade n�o exclui a luta pelas demandas espec�ficas, mas todas as entidades concordaram que precisam se unir em torno das diversas amea�as que rodam o setor p�blico. Os grandes desafios est�o concentrados na necessidade de derrubar projetos no Congresso Nacional como o PLP 549/10 que prev� limita��o de investimentos p�blicos pelos pr�ximos dez anos, entre outros.

Para combater os diversos desafios que amea�am servidores e servi�os p�blicos as entidades n�o v�o aceitar que o Minist�rio do Planejamento negocie apenas com algumas entidades as pautas que fazem parte da Campanha Salarial Unificada. As entidades defendem que o governo n�o pode determinar quem deve negociar pelos trabalhadores. Na avalia��o das entidades esta � uma tentativa de enfraquecer o movimento unificado que j� � o maior da hist�ria de organiza��o e mobiliza��o dos servidores federais. Al�m disso, os servidores querem propor novas datas para as reuni�es que envolvem as pautas gerais dos federais. O Planejamento sugeriu tr�s reuni�es nos dias 3, 17 e 31 de maio. Por se tratar de temas e demandas urgentes os trabalhadores querem dar maior agilidade aos debates.

Unidade reafirmada
As entidades v�o enviar uma carta � ministra Miriam Belchior e aos chefes dos poderes Legislativo e Judici�rio reafirmando a decis�o dos trabalhadores de se manter unidos em torno das pautas gerais do setor p�blico. Em paralelo, j� est� sendo solicitada reuni�o com o relator do PLP 549/10, o deputado Pepe Vargas. Vargas se colocou � disposi��o para dialogar com entidades e aprofundar o debate sobre o que este projeto significa para os servidores.

A luta se estende a outros projetos como o PL 1.992/07 que pretende criar uma previd�ncia complementar que precisa ser combatida. Outro projeto que deve ser combatido � a MP 520/10 que abre a possibilidade de privatiza��o dos hospitais universit�rios. As entidades concordaram em orientar suas bases a participar de audi�ncia publica que acontece na Comiss�o de Trabalho, Administra��o e Servi�o P�blico na pr�xima ter�a, 26. A audi�ncia acontece no audit�rio 7 da C�mara dos Deputados, �s 14 horas.

Calend�rio de mobiliza��o
As entidades aprovaram ainda a realiza��o de um dia nacional de luta na pr�xima quinta, 28 de abril. Mobiliza��es e manifesta��es em defesa dos servidores e servi�os p�blicos devem ocorrer em todo o Brasil e em todas as esferas do Poder P�blico. No dia 11 de maio ser� realizado novo ato nacional com paralisa��o de atividades. Logo depois da pr�xima reuni�o agendada no Planejamento para o dia 3 de maio as entidades voltam a realizar uma reuni�o ampliada.

Fonte: Condsef