.

Nesta ter�a e quarta-feira (15 e 16), a Condsef participou da 50� reuni�o da Mesa Nacional de Negocia��o Permanente do SUS que aconteceu na sede do Minist�rio da Sa�de. O encontro que reuniu as bancadas do governo e sindical definiu pontos priorit�rios que ser�o debatidos ao longo deste ano. O calend�rio anual das reuni�es tamb�m foi definido. O secret�rio de Gest�o do Trabalho e Educa��o da Sa�de, Milton de Arruda Martins, informou que o ministro Alexandre Padilha vai participar da pr�xima reuni�o da mesa. Na pauta do encontro � confirmado para os dias 4 e 5 de maio � est� a discuss�o sobre modelo de gest�o dos hospitais universit�rios (HU`s). Um dos destaques da atividade dessa semana foi o pedido un�nime da bancada sindical pela retirada da medida provis�ria (MP) 520/20.

A MP abre a possibilidade de privatiza��o dos HU�s e � uma das bandeiras de luta da Campanha Salarial dos servidores federais encampada por 25 entidades nacionais, entre elas a Condsef. A solicita��o ser� refor�ada junto ao ministro.

Encontros
O calend�rio de reuni�o da mesa prev� encontros at� o m�s de novembro. Depois das reuni�es dos dias 4 e 5 de maio novos encontro est�o programados para 6 e 7 de julho; 14 e 15 de setembro e 9 e 10 de novembro.

Nas reuni�es dessa semana quinze pontos foram listados como importantes para debate. Cinco foram declarados priorit�rios e devem ser tema de discuss�o das pr�ximas reuni�es da mesa. Entre eles est� a discuss�o sobre o modelo de gest�o da for�a de trabalho no SUS. Outro ponto priorit�rio � o funcionamento da mesa nacional. As bancadas devem debater a reformula��o da mesa, do regimento, sua composi��o, crit�rios de entrada, comit�s, grupos de trabalho e outros aspectos. Entre os demais itens que ter�o prioridade nos debates da mesa est�o Progesus, monitoramento do pacto para sa�de (pacto de gest�o) e servi�os de urg�ncia e emerg�ncia.

Confer�ncia Nacional de Sa�de
A bancada do governo informou que foi publicado Decreto que confirma a realiza��o da 14� Confer�ncia Nacional de Sa�de entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano. O tema ser� �Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social � Pol�tica P�blica, Patrim�nio do Povo Brasileiro�. A confer�ncia tem como objetivo discutir a pol�tica nacional de sa�de levando em conta os princ�pios da integridade, universalidade e equidade.

As etapas preparat�rias para a confer�ncia j� come�am a acontecer a partir de abril. Do dia 1� de abril ao dia 15 de julho acontecem as etapas municipais. As etapas estaduais v�o de 16 de julho a 31 de outubro. Para informar sobre esses e outros destaques da mesa nacional do SUS a secret�ria-executiva da Sa�de, Eliana Pontes, informou que foi aprovada pelo MS a confec��o de boletins informativos sobre a mesa. A divulga��o tamb�m ser� refor�ada pelas entidades que fazem parte da bancada sindical.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef