.

Integrante de um movimento denominado �Espa�o Unidade de A��o�, a Condsef esteve, tamb�m com a presen�a da CSP-Conlutas, nesta quarta-feira, dia 20, na Secretaria Geral da Presid�ncia da Rep�blica onde foi formalizado um pedido de audi�ncia com a presidenta Dilma Rousseff para o dia 24 de abril. Este � o dia em que o movimento que re�ne representantes de diversas entidades do movimento social organizado realizar� uma grande marcha na Esplanada dos Minist�rios em defesa de uma pauta unificada dos trabalhadores do setor p�blico e privado. Na Secretaria Geral da Presid�ncia as entidades aproveitaram a oportunidade para relatar a preocupa��o com o crescente n�mero de den�ncias de ass�dio moral e atos de persegui��o por parte de gestores do governo Dilma.

Resultado disso � o n�mero excessivo de Processos Administrativos (PAD�s) abertos nos �ltimos tempos; a maioria sem justificativa consistente. Demiss�es injustas tamb�m j� foram registradas e as entidades pedem que os casos sejam avaliados com cuidado para que injusti�as n�o se tornem corriqueiras. As entidades s�o a favor de puni��o severa com a exonera��o quando fica claro que houve culpa do servidor. No entanto, o que se tem visto � um excesso e abuso por parte de gestores e que n�o condiz com o perfil de um governo democr�tico e com origens trabalhistas. Os casos n�o s�o isolados e den�ncias de persegui��o j� foram registradas em diversos �rg�os como Funai, INPI, Museu de Belas Artes, Arquivo Nacional, em estados como Para�ba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, e outros. A assessoria da Presid�ncia da Rep�blica solicitou que a Condsef encaminhe nome dos assediados e assediadores e c�pias dos processos administrativos que foram abertos. A entidade encaminhar� todo o material solicitado para que provid�ncias adequadas sejam tomadas.

Encontro e debate sobre as mulheres no setor p�blico
Na ter�a-feira, dia 19, a Condsef promoveu um debate sobre o papel das mulheres no setor p�blico marcando o Dia Internacional da Mulher. Homens e mulheres acompanharam a exposi��o de duas convidadas para falar sobre a mulher: a coordenadora do movimento Mulheres em Luta da CSP-Conlutas, Ana Pagamunici, e a representante da ONG F�ma, Joluzia Batista. Um painel com contribui��es de dados da ISP e um debate sobre a necessidade de avan�os no papel da mulher na sociedade tamb�m foram destaque. Para citar apenas um dado, no setor p�blico, apesar dos n�meros apontarem para uma maioria feminina (62%), os cargos de chefia est�o essencialmente concentrados nas m�os de homens.

Fonte: Condsef