Próxima reunião com empresa é no dia 24 desse mês. Entidades ratificam nota de repúdio contra tentativa da administração de interferir na organização da categoria descredibilizando sua representação

No próximo dia 24/11, representantes dos empregados da Ebserh tem uma nova rodada de negociações com a administração da empresa na busca de consensos para o ACT 2020/2021 da categoria. Em reunião nessa quarta-feira, 11/11, Condsef/Fenadsef, FNE, Fenam e Fenafar informaram a decisão da categoria, por maioria absoluta, em rejeitar alterações e inclusão de cláusulas feitas pela empresa e que representam um retrocesso em direitos importantes assegurados no atual ACT. “Nosso objetivo principal é apostar no diálogo e na busca por consensos e vamos debater com os empregados alterações que poderão ser propostas ao texto apresentado pela empresa que foi veementemente rejeitado pela maioria por retirar inúmeros direitos considerados fundamentais”, pontuou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

Em plenária nacional feita pela entidade no último sábado, da qual participou o Sintsep-GO, os empregados também aprovaram uma nota de repúdio enviada ao presidente da Ebserh sobre a tentativa de representantes da empresa de anular a legitimidade da representação de seus empregados. As demais entidades representativas da categoria referendaram a nota. “Os empregados querem uma retratação da empresa que tentou descredibilizar e anular a atuação das entidades afirmando que os empregados não foram comunicados sobre proposta de insalubridade feita pela empresa”, destacou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef. 

Ocorre que as entidades possuem diversas atas de assembleias que provam o contrário do que afirmaram representantes da Ebserh. Caso a empresa não apresente provas dessas afirmações, medidas judiciais cabíveis deverão ser tomadas para que a empresa responda em juízo pela situação. A assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef acompanha de perto a situação.

Goiás
Trabalhadores da empresa em Goiás possuem nova assembleia virtual agendada para o dia 19/11, cuja pauta inclui a aprovação de uma proposta, formulada pela assessoria jurídica do Sintsep-GO, para a melhor estratégia de negociação com a Ebserh. “Na verdade, os trabalhadores querem saber todos os aspectos que envolvem a negociação do ACT, inclusive a possibilidade de greve, de dissídio, os prós e contras de todas essas possibilidades. E é esse levantamento que nós vamos apresentar”, relatou o vice-presidente da entidade, Gilberto Jorge.

‘A Ebserh quer retirar seus direitos’
Ao longo dessa semana a Condsef/Fenadsef vem divulgando uma série de cards alertando os empregados da Ebserh para o que representam as alterações propostas pela empresa para o ACT 2020/2021 e que retiram direitos da categoria. “O engajamento e a participação de todos os empregados e empregadas da Ebserh nesse processo é fundamental para assegurarmos que nenhum retrocesso e nenhum direito seja retirado no ACT 2020/2021 como pretende a empresa”, reforçou Sérgio Ronaldo.

Sintsep-GO com Condsef