em reuniao servidores cobram pendencias do governo
.
Secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Duvanier Ferreira, apontou as dificuldades orçamentárias que o governo está enfrentando. Critérios para pagamento de vale-refeição e contrapartida nos planos de saúde devem ser modificados
Na terça-feira, 4, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, recebeu a Condsef em uma reunião para tratar diversas pendências e demandas que vêm sendo negociadas. O Planejamento aproveitou a oportunidade para falar sobre as dificuldades orçamentárias que o governo está enfrentando devido à queda na arrecadação de impostos. Diante do problema, o governo estaria analisando quais os impactos orçamentários necessários para implantar as tabelas salariais em 2010 para diversos setores (PGPE/PST, C&T, INPI, Inmetro, Tecnologia Militar, PEC/FAZ, INEP e FNDE) além de Gratificação de Qualificação (GQ) e Retribuição de Titulação (RT) para Incra e Cultura. Outra demanda urgente cobrada pela Condsef são reajustes no auxílio-alimentação e contrapartida nos planos de saúde. Duvanier informou que ainda não há nenhuma posição oficial do governo a respeito das pendências.
Para o PGPE, Duvanier informou que o governo está estudando uma forma de valorizar o setor. Devido à baixa remuneração muitos profissionais tendem a ir para outras carreiras com tabelas remuneratórias mais atraentes. “Mas, nada ainda está definido”, reforçou. Segundo ele, assim que houver algum posicionamento oficial a Condsef será comunicada.
Duvanier solicitou ainda esclarecimentos detalhados sobre as negociações do PEC/FAZ. A Condsef explicou ao secretário toda a discussão envolvendo o plano e sua tabela remuneratória, discussões já tratadas por diversos representantes do Planejamento como Nelson Freitas, Idel Profeta e Ana Lúcia da Silva. O único impasse, até então apresentado no processo de negociação trata do prazo para implantação do plano. Trabalhadores defendiam implantação em novembro deste ano e gestores da SRH, março de 2010. Duvanier disse que irá analisar a situação para dar um retorno à Condsef.
Benefícios
O secretário de Recursos Humanos aproveitou para dizer que está em fase de estudo na SRH a situação do auxílio-alimentação e contrapartida dos planos de saúde. A tendência, segundo Duvanier é que o governo mude os critérios para pagamento desses benefícios. Nada ainda está definido, mas segundo o secretário é possível que o governo pague valores maiores para quem possuí menor remuneração. A Condsef aguarda novo contato de Duvanier para continuar discutindo todas essas pendências.
Fonte: Sintsep-GO com Condsef