Comissão Nacional de Negociação foi eleita. Assembleias de base vão referendar encaminhamentos e calendário de atividades que inclui luta por armazéns locais e um dia nacional de luta em defesa da Conab em 22 de setembro

Representantes de empregados da Conab de 21 estados (AC, AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, RS, SE, SP) e o Distrito Federal realizaram plenária nacional no último dia 21/8. Por unanimidade, a categoria deu autorizações legais para a Fenadsef negociar o ACT 2021/2022 com a empresa e também recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), caso necessário. Na plenária também foi eleita a Comissão Nacional de Negociação que irá participar do processo. A partir do dia 3 de setembro, assembleias de base vão ser realizadas nos estados para discutir e aprovar encaminhamentos do ACT e de outras pautas de reivindicação.

Ainda sobre o ACT 2020/2021, na última quinta, 26/8, entidades e empresa foram ao TST na busca de um consenso para fechar acordo ainda pendente. A Conab se comprometeu a encaminhar uma minuta atualizada do ACT 2020/2021 em até 5 dias. Durante as assembleias, as entidades vão analisar a proposta da Conab e tem até dez dias após o recebimento da minuta da empresa para se manifestar. Confira aqui ata da reunião no TST.     

22/09: Dia nacional em defesa da Conab
No calendário de atividades está apontado ainda um Dia Nacional de Luta em Defesa da Conab. As reivindicações do ACT 2021/2022 estão na pauta. A luta contra o Decreto 10.767/21 também está na agenda de luta. O decreto possibilita a concessão e privatização de mais de 120 imóveis da Conab, entre armazéns, prédios e terrenos. Até o dia 10 de setembro cada estado deve elaborar um memorial em defesa dos armazéns locais no patrimônio da Conab. Fenadsef, Asnab e Fisenge, além dos sindicatos gerais vão construir essa defesa em conjunto com uma abordagem técnica.

Entre as demandas do ACT vale destacar o debate em torno da cláusula de reajuste salarial. Para subsidiar a proposta que será apresentada à empresa, o Dieese concluí estudos e cálculos que apontam a evolução salarial dos empregados da Conab ao longo dos anos e os índices necessários para recompor o valor dos salários.  

Antes de ser entregue à empresa a proposta também será submetida a considerações da assessoria jurídica da Fenadsef. 

:: Conheça a Comissão Nacional de Negociação:
Titulares: Fernando Pivetta (MT), Eliseu Lima Souza (CE), Joalita Queiroz de Lima (DF), Celso Fernandes Sant’Anna (BA) e Wagner Wellington Brito de Carvalho (PI), e mais o Secretário Geral da Fenadsef, o Secretário de Empresas Públicas e o Secretário de Assuntos Parlamentares, Jurídicos e de Classe da Fenadsef

Suplentes: Dealci Alves Ferreira (ES), Alexander Fleming Pedro Costa (RO), José Wellington de Brito (AL), Alexandre Ferreira (RJ), Joenilza Lopes Ribeiro (GO), Sebastião Ferreira (MG), Antônio (MS) e Jorge Ildo da Motta (RS)

A presidente da Asnab Nacional, Dóris Cerqueira, foi eleita assistente e vai acompanhar a comissão de negociação.

>> Confira o relatório completo

Fonte: Condsef/Fenadsef