.

Sexta-feira, 4 de julho, é o prazo estipulado pelo Ministério do Planejamento para enviar ao Congresso Nacional a 2ª medida provisória (MP) com reajustes para diversas categorias do Executivo Federal. Apesar do curto espaço de tempo até lá, três categorias da base da Condsef seguem negociando a aprovação de propostas que garantam sua inclusão no texto da medida. Diferentes entraves, impostos pelo próprio governo, fazem com que DNPM, Funai e Inmetro ainda tenham problemas para firmar acordo e fechar negociações que seguem no Ministério do Planejamento. A expectativa é de que os impasses que atrapalham o processo de negociação dessas categorias sejam resolvidos a tempo. Nesta quarta (02), a Condsef volta ao Planejamento onde as negociações continuam.

Em reunião ontem (01) na Secretaria de Recursos Humanos, a Condsef cobrou solução para o impasse que impediu que os servidores do Inmetro, que haviam aprovado a última proposta apresentada pelo governo, assinassem seu acordo. Segundo o Planejamento, gestores do Inmetro teriam discordado de algum ponto da proposta e pediram que ela fosse alterada.

A Condsef e associação dos servidores do Inmetro protestaram. As entidades deixaram claro que qualquer mudança que traga avanços será bem recebida. Entretanto, não serão toleradas alterações com redução remuneratória e que possam prejudicar a categoria. O Planejamento garantiu que fará contato ainda nesta quarta e convocará as entidades. A expectativa é de que os impasses sejam resolvidos e o acordo sacramentado.

DNPM
A situação dos servidores do DNPM também continua indefinida graças a impasses provocados pelos próprios gestores do órgão. A Condsef cobra diariamente do Planejamento a apresentação de uma proposta para os trabalhadores que vêm negociando há meses com o governo. Esses impasses teriam inviabilizado as reuniões que aconteceriam semana passada. Nesta segunda uma reunião também foi cancelada.

De acordo com a SRH, representantes do Planejamento iriam se reunir ontem a noite com dirigentes do DNPM para buscar um consenso sobre a situação do setor. Não foi descartada a possibilidade de que a Condsef seja chamada para uma reunião hoje. Na oportunidade a entidade vai pressionar o governo. A Condsef quer garantir que a categoria não seja prejudicada e fique de fora da 2ª MP por intransigência de gestores do DNPM.

Funai
Na Funai a expectativa também é grande. De acordo com Nelson Freitas, coordenador-geral de Negociação e Relações Sindicais, a intenção do governo é incluir a categoria na 2ª MP. Discussões entre Planejamento, Casa Civil, Funai e Ministério da Justiça estariam definindo a criação de uma proposta para os trabalhadores.

A Condsef pediu que esta proposta fosse apresentada à categoria. Freitas, no entanto, informou que isso não seria possível já que as discussões entre os representantes do governo não foram concluídas.

Como o prazo para envio da 2ª MP se aproxima, servidores da Funai, DNPM e Inmetro devem ficar atentos. Os próximos dias serão decisivos para a evolução das negociações. Todos devem estar mobilizados e preparados para reagir caso o governo provoque um recuo nos processos de negociação em curso.

Fonte: Sintsep/GO com informações da Condsef