dnit servidores suspendem greve apostando no processo de negociacao
.
Na tarde do último dia 24 de outubro (feriado em Goiânia devido ao aniversário da Capital), a assembléia dos servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) do Distrito Federal votou pela suspensão da greve, que seguia forte em todo o Brasil desde o dia 6. Assembléias realizadas em SC, RJ, AM, MA, RR, PA, TO, PR, MS, MG, PI, PE, RS e ES repetiram o mesmo resultado. A expectativa é de que todos os outros estados também aprovem a volta ao trabalho que ocorre nesta terça, dia 28. A decisão vem da aposta da categoria no processo de negociação. O governo apresentou agenda de reuniões que começa nesta quarta, dia 29/10. Outras reuniões acontecem nos dias 3, 11 e 25 de novembro. A mobilização segue e assembléias permanentes serão realizadas após cada reunião. No dia 5, a categoria promove assembléia nacional para avaliar o processo de negociações e os rumos do movimento. Condsef e comando nacional de greve continuam lutando para que as reivindicações da pauta emergencial sejam atendidas.
Uma caravana à Brasília, agendada para o dia 28, foi temporariamente suspensa. A manifestação pode acontecer caso o processo de negociação emperre. Por isso, os servidores do Dnit em todo o Brasil seguem mobilizados e atentos à agenda definida pelo governo. A mobilização é forte e as assembléias vão continuar ditando os rumos do movimento.
Pauta emergencial
A expectativa é de que ao longo do processo de negociação, a pauta emergencial do setor seja compreendida e atendida pelo governo. Os servidores do Dnit querem garantir a aprovação de minuta de decreto em negociação junto ao Ministério dos Transportes. A categoria quer também a regulamentação da progressão funcional e das gratificações da Lei 11.171/05.
Outro ponto da pauta emergencial cobra a instalação do grupo de trabalho (GT) que está garantido nos termos de compromisso assinados com a categoria. Os servidores querem ainda a abertura imediata de concurso público, a estruturação do Dnit e a reabertura da negociação remuneratória, um dos itens onde a MP 441 trouxe rompimento de acordo.
Fonte: Sintsep/GO com Condsef