dnit servidores fazem dia nacional de lutas e plenaria extraordinaria
.
A semana começa agitada para os servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes). A categoria está mobilizada e realiza, nesta segunda-feira, 6, o Dia Nacional de Luta em defesa da pauta de reivindicações do setor. Em Brasília, os servidores fazem manifestação em frente ao Ministério do Planejamento durante reunião que está agendada com representantes da Secretaria de Recursos Humanos (SRH). Em outros estados, a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) orienta que suas filiadas organizem atividades com carros de som, manifestações e assembléias para acompanhar o resultado das negociações com o governo. Na terça, dia 7, a Condsef convocou (veja aqui) uma Plenária Nacional Extraordinária dos servidores do Dnit.
Na ocasião, a categoria avalia o cenário e define estratégias de ação para garantir o atendimento da pauta emergencial e cumprimento de acordos feitos pelo próprio governo. O que é certo é que os servidores vão defender a pauta de reivindicações original da categoria, já que o governo não foi capaz de cumprir com a proposta apresentada de bônus trimestral. Os servidores do Dnit não devem abrir mão de negociar a estrutura remuneratória de sua tabela salarial.
Entre os itens da pauta original está ainda a aprovação da minuta de decreto em negociação junto ao Ministério dos Transportes. A regulamentação da progressão funcional das gratificações de que trata a lei 11.171/05 também faz parte da lista de demandas original. A abertura de concursos públicos para atender exigências do TCU é outro item que será cobrado durante as negociações com o governo. A instalação de um grupo de trabalho (GT) garantido em acordo também será cobrada na reunião do dia 6. Os servidores vão insistir na necessidade de estruturar a carreira do Dnit e reabrir as negociações sobre estrutura remuneratória do setor.
Corte de ponto
Entre as pendências está também a negociação do corte de ponto. A Condsef vai cobrar do Planejamento a devolução do que foi descontado nos contracheques de trabalhadores que participaram de greve no ano passado.
A Condsef incentiva os servidores a investir no Dia Nacional de Lutas na segunda. A Plenária Extraordinária dos servidores do Dnit também será fundamental para intensificar o processo de mobilização em torno da pauta de reivindicações do setor. Diante das últimas reuniões adiadas e da falta de avanços no diálogo com o Planejamento, os servidores devem estar preparados a pressionar, pois esse trabalho de mobilização será fundamental para que a categoria conquiste avanços no processo de negociação.
Fonte: Sintsep-GO com Condsef