.

Goi�s j� apresenta praticamente 100% de seus servidores paralisados. PE e RS devem aderir ao movimento nos pr�ximos dias para que paralisa��o alcance todo Brasil

Em seu primeiro dia, a greve dos servidores do Dnit j� conta com ades�o quase total dos estados brasileiros. Apenas servidores de Pernambuco (PE) e Rio Grande do Sul (RS) ainda n�o participam da paralisa��o, o que deve ocorrer nos pr�ximos dias. No Rio Grande do Sul j� h� decis�o de in�cio da greve a partir desta quinta, dia 27. Em breve, portanto, a paralisa��o deve alcan�ar todo o Brasil. Goi�s j� apresenta praticamente 100% de seus servidores paralisados, na capital (Goi�nia) e nas cidades do interior.

A forte ades�o ao movimento � demonstra��o clara de que a categoria espera conseguir avan�os importantes no processo de negocia��es que debate demandas urgentes para o �rg�o e est� estagnado na Secretaria de Rela��es do Trabalho (SRT) do Minist�rio do Planejamento. A Condsef recebeu a confirma��o de uma reuni�o na SRT que ocorrer� nesta quinta. A expectativa � de que o governo apresente alguma proposta capaz de destravar os n�s no processo de negocia��es. O Dnit conta com mais de 2.700 servidores ativos em todo o Brasil.

A categoria aprovou a paralisa��o por tempo indeterminado em plen�ria nacional realizada no in�cio deste m�s. A decis�o foi tomada baseada no processo de negocia��es que vem sendo travado com o governo. A in�rcia no retorno de respostas �s pautas apresentadas pela categoria fez com que os servidores tomassem a decis�o de deflagrar a greve. H� pelo menos cinco anos os servidores do Dnit v�m tentando firmar um acordo com o governo e desde ent�o seguem sem reajuste em seus proventos. O Dnit est� entre as categorias que n�o aceitaram acordo com o governo no processo de negocia��es do ano passado e que garantiu m�dia de reajuste de 15,8% – divididos em tr�s anos. Este ano, o pr�prio governo apresentou um roteiro de reuni�es para tentar superar os conflitos com o setor.

A metodologia apresentada e acatada pelos trabalhadores envolvia a realiza��o de tr�s reuni�es. A primeira, que ocorreu no dia 14 de maio, serviu para que os trabalhadores apresentassem sua proposta e reivindica��es ao governo, o que ocorreu. J� na segunda reuni�o, que ocorreu no dia 27 de maio, quando estava previsto que o governo apresentasse retorno sobre a pauta da categoria, o Planejamento recuou e solicitou a repactua��o de prazos para apresenta��o de respostas. Na ocasi�o a SRT alegou que n�o estava autorizada a negociar reajustes diferentes do padr�o de 15,8% em tr�s anos e pediu tempo para dialogar com outros segmentos do governo. O diretor geral do Dnit, Jorge Ernesto Fraxe, que tamb�m participou da referida reuni�o, chegou a falar de um encontro que aconteceria entre o Dnit, o Minist�rio do Planejamento e o Minist�rio dos Transportes e contaria com a participa��o da ministra Miriam Belchior e do ministro C�sar Borges. No entanto, a categoria n�o recebeu nenhum novo retorno sobre o resultado dessas conversas.

Por fim, uma terceira reuni�o deveria ocorrer para tentar a busca de um consenso entre trabalhadores e governo. Como o processo mostra-se bastante lento e a evolu��o das conversas n�o aponta para a solu��o do impasse instalado, os servidores consideraram este o momento certo para buscar a press�o necess�ria que garanta atendimento dos itens mais urgentes da pauta de reivindica��es, j� apresentada. Com a greve, a categoria espera ser tratada com mais dignidade j� que o tratamento at� o momento foi de descaso com os problemas relatados pelos trabalhadores do Dnit.

Projetos do PAC devem ser afetados
Com a greve dos servidores do Dnit muitos projetos do PAC (Plano de Acelera��o do Crescimento) devem ser afetados. Para a categoria o governo buscou o problema na medida em que n�o teve habilidade para solucionar o conflito e n�o deu tratamento adequado aos seus servidores. A Condsef ainda acrescenta que o PAC at� o momento gerou grandes benef�cios a empreiteiras e grandes empresas enquanto os trabalhadores carregam apenas o �nus deste processo ficando a merc� de condi��es inadequadas de trabalho.

A greve no Dnit � uma realidade e � de absoluta responsabilidade do governo, que for�ou os trabalhadores a tomar essa decis�o extrema frente ao conflito instalado. Os servidores seguem abertos ao di�logo e esperam que o governo tenha responsabilidade e apresente uma proposta capaz de dissolver os impasses e que o di�logo entre Planejamento, Transportes e Dnit traga �xitos nesse sentindo. A Condsef vai seguir apoiando as decis�es dos setores de sua base e dar� todo o suporte aos trabalhadores do Dnit para conduzir essa luta leg�tima da categoria.

Fonte: Condsef