.

A reunião da Direção Nacional da Condsef rendeu decisões que irão fazer parte da agenda de atividades da entidade nos próximos meses. A direção se prepara para discutir temas que envolvem a administração pública, negociação coletiva, além de preparar atividade de seu Coletivo de Negros prevista para novembro com o tema “O Negro no Mercado de Trabalho”. A entidade também realiza um seminário sobre Comunicação Sindical para suas filiadas que acontecerá, em Brasília, entre os dias 12 e 13 de setembro.

Nos dias 9, 10 e 11, a Condsef realiza outra grande atividade em defesa dos direitos de aposentados e pensionistas do setor público. Uma tenda será montada na Esplanada dos Ministérios. Está prevista para a mesma ocasião a apresentação de um abaixo-assinado contra o PLP 92, que prevê a criação de Fundações Estatais de Direito Privado. CUT, Fasubra, e outras entidades sindicais também participam da campanha.

Neste segundo semestre, a Condsef se prepara para participar de atividades internacionais que devem debater temas de interesse dos servidores públicos do Brasil. Nos dias 11 e 12 de setembro, a entidade vai ao Paraguai participar de um debate sobre administração pública e negociação coletiva. Em outubro, a Condsef estará em Cuba para participar de um seminário sobre Saúde Pública. A Internacional de Serviços Públicos (ISP), entidade a qual a Condsef é filiada, também participará dessas atividades.

Previsto para setembro, um seminário sobre Assédio Moral na Administração Pública deve trazer à tona diversos problemas
enfrentados, hoje, por servidores em todo o Brasil. A atividade está prevista para os dias 18 e 19 de setembro e deve contar com a participação de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O produto final desse seminário será encaminhado à OIT como prova documental da situação enfrentada por muitos servidores públicos brasileiros. Para esse debate, a Condsef irá
convidar representantes do Ministério do Planejamento, da Casa Civil, da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, entre outros.

A direção da Condsef ainda estabeleceu que a assessoria jurídica da entidade entrasse com Mandato de Injunção sobre tempo de serviço em áreas insalubres e ainda, uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que trata de contratos temporários na administração pública.

Outra atividade importante que acontece este ano é a Plenária Estatutária da Condsef. O Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) ainda vai definir a data, prevista para os dias 11, 12 e 13 de dezembro.

Fonte: Sintsep com informações da Condsef