Empresa vai avaliar contraproposta aprovada em assembleias em todo o Brasil e que será protocolada formalmente na semana que vem. Objetivo é alcançar entendimento que destrave impasses no processo de negociação de acordo coletivo

Entidades nacionais representativas dos empregados da Ebserh levaram à direção da empresa na sexta-feira, 25/3, a negativa da maioria à última proposta apresentada que incluía percentuais de reajuste diferenciados para a categoria. Uma contraproposta, também aprovada em assembleias que foram realizadas em todo o Brasil, foi discutida. A contraproposta será protocolada junto à direção da Ebserh nesta semana. O objetivo é alcançar entendimento e destravar os impasses no processo de negociação do acordo coletivo dos empregados da Ebserh. Direção e empregados têm nova reunião confirmada para o dia 12 de abril.

A categoria deve manter o processo de mobilização e espera que seja possível alcançar um entendimento com a direção da empresa. As rodadas de negociação recentes têm acontecimento depois do dia 1º de fevereiro, quando o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que as partes voltassem ao diálogo. 

A insalubridade segue sendo ponto inegociável. As entidades informaram à empresa também que os empregados não vão aceitar reajustes diferenciados. Além de manter as regras atuais do cálculo da insalubridade, a categoria busca reajuste linear de 100% da inflação do período para todos os empregados e empregadas, estendido aos benefícios, incluindo retroativo. 

Os empregados também cobram a manutenção de todas as cláusulas do ACT atual e buscam o valor de R$600 acrescido ao salário de assistentes administrativos, sem qualquer condicionante. “Para avançarmos no processo de negociação lutamos pela manutenção de direitos essenciais e já consolidados com muita unidade e luta por todos os empregados e empregadas da empresa”, pontuou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef.

Fonte: Condsef/Fenadsef