.

Neste s�bado, dia 10, mais de 260 representantes de servidores de 20 estados (AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SE, SP e TO) e o Distrito Federal, participaram de plen�ria nacional na sede da Condsef (Confedera��o dos Trabalhadores no Servi�o P�blico Federal), em Bras�lia. A plen�ria fez um balan�o do movimento de mobiliza��o dos servidores neste primeiro semestre de 2010. Foi tema de muita discuss�o, o processo de negocia��o com o governo que terminou culminando com o �n�o envio� de um projeto de lei (PL) ao Congresso Nacional que atenderia pelo menos 27 categorias. Por unanimidade, os servidores aprovaram a luta para que sejam garantidos recursos na Lei Or�ament�ria Anual (LOA) de 2011 necess�rios ao cumprimento de todos os acordos e compromissos firmados com a base da Condsef. Ser� encomendado � subse��o do Dieese na Condsef um levantamento de qual o montante necess�rio para cumprir tudo que foi acordado com o governo.

Para refor�ar a luta no Congresso por verba or�ament�ria, a Condsef vai convidar outras entidades de categorias que se sentiram lesadas pelo processo negocial instalado na Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Minist�rio do Planejamento. A Condsef tamb�m vai procurar outras categorias prejudicadas para se unir em torno de uma atividade de mobiliza��o em defesa dos servidores e servi�os p�blicos. O objetivo � organizar essa a��o de protesto ap�s recesso parlamentar. Os servidores reclamam do descaso do governo que passou quase sete meses negociando com diversas categorias para ao final do processo decidir n�o encaminhar nenhuma proposta discutida.

Mobiliza��es
Outra forte cr�tica est� na postura do governo em criminalizar a mobiliza��o dos servidores em torno do atendimento de suas principais demandas. Nesta ter�a, 13, a Condsef participa de reuni�o no Planejamento para tratar a situa��o dos servidores do Minist�rio do Trabalho e Emprego (MTE). Na quarta haver� outra reuni�o para debater a situa��o das demais categorias que promoveram mobiliza��o ao longo deste ano. A Condsef vai cobrar devolu��o de dias descontados dos servidores e retirada de qualquer apontamento na folha do servidor que possa prejudicar sua trajet�ria funcional. Um documento repudiando a postura de gestores do Planejamento frente ao processo de negocia��o com servidores tamb�m ser� entregue.

Debatendo o setor p�blico
Em agosto, a Condsef prepara um debate envolvendo presidenci�veis sobre projetos de pol�ticas p�blicas para o Brasil. Os convites est�o sendo feitos. A entidade espera que os candidatos aceitem participar da discuss�o fundamental para estabelecer qual pol�tica para administra��o p�blica defendem os candidatos. Antes, a Condsef deve organizar com suas filiadas um semin�rio sobre �O modelo de Estado que queremos e precisamos�. Outras entidades sindicais tamb�m ser�o convidadas tanto para o semin�rio quanto para o debate com presidenci�veis.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef