.

Reunidos em assembléia nacional nesta quarta-feira, 1º, servidores do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) de 14 estados discutiram ações que serão tomadas para pressionar o governo a solucionar os diversos impasses instalados no processo de negociação com o setor. Inconformada com o descaso com que vem sendo tratada pelo governo desde o ano passado, a categoria decidiu organizar uma atividade em frente ao Ministério do Planejamento no próximo dia 6 de abril. Na ocasião, a Condsef vai ao ministério participar de reunião que trata da pauta do Dnit. Na assembléia, os servidores decidiram defender a pauta de reivindicações original da categoria, já que o governo não foi capaz de cumprir com a proposta apresentada de bônus trimestral.

Os servidores do Dnit não devem abrir mão de negociar a estrutura remuneratória de sua tabela salarial. A demanda deu origem ao movimento de mobilização que deve se intensificar até que as demandas urgentes da categoria sejam atendidas. Entre os itens da pauta original está a aprovação da minuta de decreto em negociação junto ao Ministério dos Transportes. A regulamentação da progressão funcional das gratificações de que trata a lei 11.171/05 também faz parte da lista de demandas original.

A abertura de concursos públicos para atender exigências do TCU é outro item que será cobrado durante as negociações com o governo. A instalação de um grupo de trabalho (GT) garantido em acordo também será cobrada na reunião do dia 6. Os servidores vão insistir na necessidade de estruturar a carreira do Dnit e reabrir as negociações sobre estrutura remuneratória do setor.

Corte de ponto
Entre as pendências está também a negociação do corte de ponto. A Condsef vai cobrar do Planejamento a devolução do que foi descontado nos contracheques de trabalhadores que participaram de greve no ano passado.

A Condsef incentiva os servidores a seguir mobilizados e não abrir mão do que vinha sendo negociado. Diante das últimas reuniões adiadas e da falta de avanços no diálogo com o Planejamento, os servidores devem estar preparados a pressionar, pois esse trabalho de mobilização será fundamental para que a categoria conquiste avanços no processo de negociação.

Fonte: Sintsep-GO com Condsef