.

Em reunião do CDE, em Brasília, Sintsep-GO, representantes de mais 11 estados e do Distrito Federal definem calendário de atividades e paralisação geral de 24 horas, no dia 05 de junho, com participação de todas as centrais sindicais

Representantes do Sintsep-GO, de mais 11 estados (RJ, MG, SE, RS, PR, SC, PB, PE, PI, RO, AP) e do Distrito Federal participaram, na sexta-feira (24), de reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal). No encontro, foi feita uma avaliação sobre o processo de negociações com o governo e definido calendário que inclui a paralisação por 24 horas de atividades em todo o Brasil. O ato deve acontecer no dia 5 de junho em conjunto com as Centrais Sindicais. As filiadas à Condsef seguem realizando assembléias pelos estados e organizam atividades para marcar o dia 1º de maio. Ao final do CDE foi aprovada ainda uma “moção de apoio” ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que protagonizou discussão recente com o ministro Gilmar Mendes.

Os representantes dos sindicatos filiados à Condsef, diz o texto, apóiam o ministro do STF, Joaquim Barbosa, que expressou em reunião do Supremo o que todos os trabalhadores gostariam de expressar: o repúdio à prática infame do ministro Gilmar Mendes de criminalizar os Movimentos Sociais enquanto protege e inocenta os banqueiros e ricaços do País, como fez em relação ao banqueiro corrupto Daniel Dantas.

O CDE da Condsef também aprovou moção de apoio aos trabalhadores do MST, em defesa da reforma agrária e em repúdio a tentativa de criminalizar esses trabalhadores. A defesa por essa bandeira também faz parte da luta da entidade.

Calendário
A partir da segunda quinzena de maio, devem se intensificar as atividades promovidas pela Condsef. No dia 20, está programado um encontro nacional dos servidores do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Dia 21, se reúnem em Brasília servidores administrativos do Ministério da Agricultura (MAPA). Para o mês de maio está previsto ainda um encontro com os servidores do Ministério do Planejamento e vinculadas.

Um seminário que vai discutir ações para combater o desmonte e a fragmentação de órgãos públicos acontece no dia 22 de maio. Dia 23, a Condsef realiza uma Plenária Nacional que deve aprovar ações e estratégias dos servidores para intensificar a luta em defesa da Campanha Salarial 2009 da categoria.

Em junho, além da paralisação de 24 horas programada para o dia 5, a Condsef promove um encontro com servidores civis de Órgãos Militares no dia 6. Uma grande atividade deve reunir novamente milhares de servidores públicos de todo o Brasil na Esplanada dos Ministérios no dia 17 de junho. A Condsef quer repetir as manifestações de sucesso que aconteceram no mês de março e reuniram mais de 4 mil servidores. Uma outra Plenária Nacional está agendada para o dia 18 de junho e deve preparar os servidores para lutar pelo cumprimento dos prazos de reajustes negociados com diversas categorias e têm data prevista para implantação em julho. A categoria também cobra a continuidade das negociações das demandas pendentes com o Executivo.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES APROVADO PELO CDE

MAIO
20/05 – Encontro do Dnocs (Local: Brasília)
21/05 – Encontro dos administrativos do MAPA (Local: Brasília)
Data a definir – Encontro dos servidores do Planejamento e vinculadas (Local: Brasília)
22/05 – Seminário sobre desmonte e fragmentação de órgãos públicos (Local: Brasília)
23/05 – Plenária Nacional da Condsef com ato público em frente ao Planejamento (Local: Brasília)

JUNHO
05/06 – Dia Nacional de Lutas em conjunto com Centrais Sindicais com paralisação de atividades por 24 horas
06/06 – Encontro dos Civis de Órgãos Militares (Local: Brasília)
17/06 – Ato público em defesa da Campanha Salarial 2009 (Local: Brasília)
18/06 – Plenária Nacional da Condsef (Local: Brasília).

Fonte: Sintsep-GO com Condsef