.

O SINTSEP-GO, j� est� preparando, para realiza��o do atendimento aos servidores filiados que desejam fazer a Declara��o de Imposto de Renda 2011, essa atividade se iniciar� a partir do dia 10/03/2011 (quinta-feira)…

INFORMA��ES IMPORTANTES:
Para fazer a declara��o do Imposto de Renda, mesmo ap�s o prazo limite de entrega, o contribuinte precisa estar com uma s�rie de documentos, entre comprovantes de recebimentos, pagamentos e aplica��es financeiras.

Essas informa��es ser�o utilizadas para o preenchimento tanto da declara��o simplificada como da completa.

Assim, antes de come�ar, tenha em m�os:

1) Documentos para identifica��o pessoal
2) Comprovantes de rendimentos
2a) Rendimentos com trabalho
2b) Rendimentos diversos
– Previd�ncia Privada
– Alugu�is
– Pens�es
3) Atividade Rural
4) Pagamentos e Doa��es
5) Bens e Direitos
6) Ganhos de Capital e Aplica��o financeira

1) Documentos para identifica��o pessoal
No in�cio da declara��o ser�o solicitadas informa��es pessoais do contribuinte. Portanto, tenha em m�os:
– Cadastro de Pessoa F�sica (CPF)
– T�tulo de eleitor
– CPF do c�njuge (se for o caso)
– Endere�o completo.
– Documentos de dependentes (se for o caso)

2) Comprovantes de rendimentos
2a) Rendimentos com trabalho
Quem prestou servi�o para alguma empresa no ano passado, deve ter em m�os os comprovantes dos pagamentos recebidos, seja ele com ou sem v�nculo empregat�cio. Esses rendimentos s�o: sal�rios (inclusive f�rias), aviso pr�vio, proventos de aposentadoria, gratifica��es, remunera��es de estagi�rio, presta��o de servi�os, honor�rios profissionais entre outros.

As empresas devem disponibilizar esses comprovantes para todos os funcion�rios ou prestadores de servi�o at� o fim de fevereiro. Na declara��o ser�o solicitados o nome da empresa, o CNPJ, o valor dos recebido e o imposto retido na fonte. No caso de dependentes, � preciso ter os comprovantes de recebimentos, com as mesmas informa��es para cada um. Quem recebeu alguma quantia por prestar servi�os � pessoa f�sica, precisar� dos valores e do CPF de quem fez o pagamento. Tamb�m � necess�rio informar os valores de imposto pagos por meio do Carn�-Le�o ou Imposto Complementar.

2b) Rendimentos diversos
– Previd�ncia privada
� preciso ter os comprovantes dos benef�cios recebidos de entidades de previd�ncia privada, seja Plano Gerador de Benef�cio Livre (PGBL) ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), inclusive sobre o resgate de contribui��es.

– Alugu�is
Informa��es sobre rendimentos com alugu�is de bens m�veis ou im�veis, royalties e rendimentos decorrentes de uso, frui��o e explora��o de direitos tamb�m s�o solicitados. � preciso ter os valores recebidos com cada uma das atividades.

– Pens�es
No caso de quem recebeu pens�es aliment�cias em decorr�ncia de decis�o judicial ou acordo homologado judicialmente, deve ter os comprovantes em m�os. Essas informa��es tamb�m ser�o solicitadas no decorrer do preenchimento.

3) Atividade Rural
Quem exerceu alguma atividade rural, deve separar as informa��es sobre o im�vel e a atividade exercida, assim como os valores relacionados. Todos ser�o solicitadas ao longo da declara��o.

4) Pagamentos e Doa��es
O contribuinte deve estar com os comprovantes de pagamento ou resumos encaminhados pelas empresas e institui��es recebedoras. Tais como: comprovantes m�dicos, dentistas, hospitais, cl�nicas, pens�o aliment�cia, gastos com instru��o (do declarante e dos dependentes), comprovantes de pagamento de previd�ncia privada e doa��es, pagamentos a advogados, engenheiros, arquitetos, alugu�is, arrendamento rural e outros. S�o esses gastos que mostrar�o qual parcela do imposto pago poder� ser deduzida.

O contribuinte que efetuou a doa��o em dinheiro e que optar pelo formul�rio simplificado deve informar o nome, o CPF ou o CNPJ do donat�rio e o valor.

5) Bens e direitos
H� um campo reservado na declara��o para informa��es sobre bens e direitos. O contribuinte precisar� informar sobre bens adquiridos e direitos que recebe, assim como d�vidas e �nus provenientes dessas aquisi��es. � preciso ter a documenta��o com a descri��o e os valores da aquisi��o cada um, assim como as parcelas das d�vidas pagas no ano passado.

6) Ganhos de capital
Todos os ganhos de capital, seja com aliena��o de bens ou direitos, aplica��es financeiras no Brasil ou no exterior, investimentos em renda vari�vel, como bolsa e futuros, ser�o solicitadas em um campo espec�fico da declara��o. No caso de aplica��es financeiras, as institui��es devem encaminhar aos investidores os comprovantes contando o total investido e movimentado no ano passado, juntamente com a idenfidica��o dos rendimentos.