.

Frustrados com governo por descumprimento de acordos firmados ainda em 2007 e sem avanços em negociação, servidores da Cultura seguem paralisados em todo o Brasil

Próximos de completar um mês de paralisação de atividades, servidores da Cultura seguem firmes em seu processo de mobilização para pressionar o governo a cumprir acordos firmados em 2007, mas ainda pendentes. A categoria está frustrada com o descumprimento por parte do governo de uma série de itens que foram acordados e são frutos de uma mobilização anterior a 2007. Por ainda não terem conseguido os avanços esperados nos processos de diálogo com o governo, representantes do comando nacional se reuniram hoje na sede da Condsef em Brasília e definiram pela continuidade e reforço da paralisação de atividades em todo o Brasil. Este é um dos mais fortes processos de mobilização e que unificam servidores de diversos segmentos da Cultura.

Um calendário de mobilização foi aprovado na tentativa de convencer o governo a negociar. Os servidores da Cultura vão participar das atividades unificadas dos federais que contará com dias de luta em todo o Brasil. O próximo dia 10 já terá atividade que contará com o reforço do conjunto dos federais. Além da Cultura estão com atividades paralisadas servidores técnicos administrativos das universidades, instituições federais de ensino e IBGE. Servidores da Justiça também debatem o reforço a esse movimento. Para somar as atividades coletivas, os servidores da Cultura também devem organizar um dia nacional de luta específico da categoria com data ainda a ser definida.

No calendário de atividades aprovado pela maioria dos servidores do Executivo foram agendados ainda outros dias nacionais de luta no dia 25 de junho e também no dia 3 de julho. Atos devem ser realizados nos estados reunindo o conjunto de diversas categorias do setor público. O objetivo é continuar ampliando a luta dos federais pela consolidação de um processo efetivo de negociações capaz de destravar os nós e obstáculos impostos pelo governo ao setor.

No último dia 29, enquanto servidores realizavam uma atividade que levou a uma conversa com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, servidores da Cultura se reuniam com a ministra Marta Suplicy. A ministra não demonstrou muita disponibilidade para intermediar os diálogos e conseguir um canal de discussão para tratar os temas pendentes de acordos de 2007. Apesar do tom de intimidação presente no discurso da ministra, os servidores da Cultura estão dispostos a lutar até o fim por terem certeza da legitimidade de suas reivindicações.

:: Acompanhe o calendário e participe das atividades já programadas:
-10 e 25 de junho – Dia nacional de lutas nos estados;
-3 de julho – Dia Nacional de lutas nos estados.

Sintsep-GO com Condsef