Em função da declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV), nos termos da Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, do Ministro de Estado da Saúde e de acordo com o Decreto nº 9.633, de 13 de março de 2020, do Governo Estadual de Goiás, o Sintsep-GO comunica que as declarações de imposto de renda, bem como os atendimentos jurídicos presenciais, serão realizados somente até quarta-feira, 18 de março. Após essa data, não haverá atendimento jurídico presencial ou declaração de imposto de renda enquanto durar a situação de emergência sanitária causada pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). Os filiados poderão continuar recorrendo à Assessoria Jurídica pelo telefone.

Cuidados básicos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou em nota, nesta segunda-feira (16/3), que somente o isolamento é capaz de conter a epidemia do vírus, que já matou, até hoje, quase seis mil pessoas em todo mundo e infectou mais de 154 mil habitantes de 139 países.

A situação mais preocupante envolve aquelas pessoas do chamado “grupo de risco”: idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, hipertensos e diabéticos. Aqueles que se encontram em alguma dessas condições devem redobrar os cuidados com higiene (lavar as mãos, não levar aos olhos e à boca), evitar contato direto (beijos, abraços, apertos de mão) e aglomerações.

Segundo o Ministério da Saúde, se cuidados básicos para conter o vírus não forem tomados, o número de infectados pode dobrar em apenas três dias. Como ocorreu na Itália, o grande avanço da doença tem potencial de gerar um colapso no sistema de saúde, prejudicando o atendimento e colocando em risco a vida de pacientes com outros problemas.

Para quem tiver dúvidas ou quiser saber mais informações sobre a situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde disponibilizou aplicativos (Android e IOs) e uma página exclusiva sobre o assunto: https://coronavirus.saude.gov.br/.

“É fundamental ressaltar que a pandemia do coronavírus reforça todas as nossas bandeiras de luta frente a este governo. São os servidores públicos federais, estaduais e municipais que estão na linha de frente desta luta, cuidando dos nossos pacientes, orientando a prevenção e desenvolvendo as pesquisas que poderão originar a vacina contra esta doença. Deste modo, deixamos explicitado nosso repúdio à atitude do atual presidente e de seu ministro da Economia, que atuam, diuturnamente, em prol da marginalização do servidor, do desmonte do setor público e do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Condenamos ainda a atitude absolutamente irresponsável, desrespeitosa e grotesca do chefe da república, em meio à manifestação deste domingo (15/3) convocada por ele, expondo centenas de pessoas ao risco biológico, além de estimular atitudes golpistas e totalitárias, que atacam as instituições e a democracia brasileira. É preciso reação imediata dos poderes, bem como da sociedade civil organizada contra esta clara tentativa de estímulo a um golpe de Estado por parte de Jair Bolsonaro”, afirmou o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues.

>> Clique aqui e baixe o livreto eletrônico que explica toda prevenção ao coronavírus.