.

Na segunda-feira (30), a Condsef esteve reunida com o coordenador de Recursos Humanos da Funasa, Adalberto Fulgêncio. A entidade voltou a cobrar uma solução para corrigir os problemas criados pela medida provisória (MP) 431 que deixou de fora cerca de 5 mil servidores da proposta que criou a Gacen, gratificação em substituição à indenização de campo paga aos que atuam no combate a endemias. A Condsef quer que o governo garanta a reabertura do processo de negociação para discussão desse e de outros problemas. A Funasa vêm se mostrando receptiva à solução dos casos. Para tratar do assunto, está prevista para esta quarta uma reunião no Ministério do Planejamento com participação de representantes da Secretaria de Recursos Humanos, da Funasa, do Ministério da Saúde e da Condsef. O encontro ainda não foi confirmado, mas a expectativa é de que a reunião aconteça e traga avanços ao processo.

No dia 4, sexta-feira, o Sintsep/GO participa, juntamente com a Condsef, de uma nova reunião do grupo de trabalho (GT) criado para encontrar soluções para os problemas que envolvem a Gacen. Neste encontro deverão ser apresentados os levantamentos que mostram o número de servidores que recebiam a indenização de campo, suas funções dentro da Funasa e daqueles que ficaram de fora da proposta. O objetivo é justificar a necessidade de incluí-los na MP 431.

Pressão também no Congresso
Uma emenda ao texto já foi apresentada e está no Congresso Nacional para votação. Entidades filiadas à Confederação continuam desenvolvendo trabalho parlamentar para garantir que os problemas sejam superados.

Neste sábado, dia 5, o Sintsep/GO participa de reunião, na sede da Condsef, com representantes dos servidores do ministério da Saúde, Funasa e Datasus. No encontro nacional do setor da Saúde a categoria vai discutir os problemas que estão atingindo o setor, além de levantar demandas e cobranças específicas que serão levadas ao governo. “Nós temos realizado assembléias setoriais com os trabalhadores da Saúde. Inclusive ontem (01) estivemos na sede da Funasa, conversando com os companheiros no sentido de repassar informações e levar propostas para serem discutidas no encontro em Brasília”, afirmou o presidente do Sintsep/GO, Ademar Rodrigues.

Fonte: Sintsep/GO e Condsef