Atualizada às 12h30 com link da Plenária Virtual

O documento conjunto da Condsef, Fenasps e CNTSS refuta os frágeis argumentos da MP que propõe a extinção da Funasa e reforça importância da missão da fundação

Após participar de evento que reuniu sindicalistas de todo o país no Palácio do Planalto, na manhã de quarta-feira (18/1), e que contou com a presença do presidente Lula e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, acompanhou o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, na entrega do manifesto contra a Medida Provisória (MP) 1.156/2023, que extingue a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

documento conjunto da Condsef, Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) e CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social) foi protocolado na Presidência da República. Também estavam presentes na entrega do documento os sindicalistas Ismael José César (CUT Nacional); Pedro Armengol (Condsef); e Maria Helena, dirigente sindical do Sindsep-MS.

Cabe recordar que, no último dia 13 de janeiro, trabalhadores lotados na Funasa em Goiás, reunidos em assembleia coordenada pelo Sintsep-GO definiram, por unanimidade, resistir à extinção do órgão e buscar diálogo com o governo. Logo após, Plenária Nacional unificada de todos os servidores da Funasa decidiu, também por unanimidade, dar encaminhamento às propostas de luta em defesa da autarquia, sob o mote: REESTRUTURAÇÃO SIM, EXTINÇÃO NÃO!

Segundo o calendário de atividades do movimento, para esta quinta-feira (19/1) está programada nova plenária virtual, às 17 horas, por meio da plataforma Zoom, para mobilização em torno do Ato Nacional de paralisação, que ocorrerá em todas as superintendências da Funasa no dia 23 de janeiro, segunda-feira, um dia antes da MP entrar em vigor.

>> Para participar como ouvinte da Plenária Virtual, clique neste link: https://us02web.zoom.us/j/86428126070?pwd=K05mTHY5T1dmUnBPSmRpTEpCb1V2dz09

A MP prevê a extinção da Funasa a partir de 24 de janeiro. No documento, as entidades refutam os frágeis argumentos inseridos na MP para justificar a extinção da fundação, ao mesmo tempo, que reforçam a importância da missão desenvolvida pela fundação no que tange o saneamento básico na perspectiva da prevenção e promoção da saúde.

:: Confira a íntegra do documento protocolado na Presidência da República nesta quarta-feira, 18

Editado pelo Sintsep-GO, com informações e fotos do Sindsep-DF