.

Nesta ter�a-feira, dia 29, haver� elei��o para a dire��o da Capesesp, plano de sa�de que atende a grande maioria dos servidores da �rea da Sa�de e seus familiares. Nos �ltimos anos, seus associados enfrentam um verdadeiro ataque de gest�es inconsequentes e irrespons�veis que provocou o sucateamento do plano. O cen�rio de descaso motivou servidores a se organizar para que a Capesesp refletisse os anseios de seus beneficiados. H� mais de uma d�cada se discute a import�ncia de lutar para assumir o controle do plano e barrar o desastroso processo de desmonte em curso. Determinados, em 2010 os servidores decidiram lan�ar uma chapa para concorrer �s elei��es da Capesesp. De forma antidemocr�tica, a chapa dos trabalhadores teve seu registro impugnado. Na ocasi�o, a Justi�a julgou liminar favor�vel aos trabalhadores, mas a decis�o foi proferida apenas dois dias antes das elei��es o que acabou prejudicando a chapa. Este ano a hist�ria se repetiu e mais uma vez a chapa �A Capesesp � dos Trabalhadores� est� sendo impedida de concorrer ao pleito eleitoral. Diante da dif�cil escolha entre duas chapas que representam claramente o retrocesso da Capesesp que tanto se quer evitar, a Condsef decidiu propor aos trabalhadores o voto nulo como forma de protesto contra o sucateamento de seu plano de sa�de.

Em manifesto enviado a suas entidades filiadas, a Condsef lembra que coincidentemente ou n�o, uma das chapas homologadas � encabe�ada pela atual presidenta do plano enquanto a outra chapa traz o precursor dos problemas que o Capesesp vem enfrentando. Ao longo deste processo eleitoral, criador (Cassimiro) e criatura (Mar�lia) t�m trocado farpas para tentar convencer os associados quem seria o �menos pior� para assumir a dire��o da Capesesp. Enquanto trocam acusa��es, o plano de sa�de vai mal. Um dos sintomas dos graves problemas � o alto pre�o das mensalidades que s�o cobradas dos trabalhadores que t�m como retorno a presta��o de um servi�o de m� qualidade.

Trabalhadores ter�o que arcar com d�ficit milion�rio
Outro dado que assusta � o d�ficit que o plano acumula com a rede credenciada de aproximadamente R$ 30 milh�es. Ap�s as elei��es, j� � previsto um aumento nas contribui��es dos associados, a partir de julho, que ser� parcelado em seis vezes, s� para poder cobrir o rombo criado a partir de administra��es irrespons�veis e que est�o tentando esconder dos associados. Para piorar, outro reajuste de 10% na contribui��o est� previsto ainda para este ano.

A pergunta que os associados da Capesesp devem fazer � para onde o plano deve ir com tantas atitudes inconsequentes. A solu��o de eleger uma chapa comprometida com as causas dos trabalhadores est� sendo impedida junto com a impugna��o da chapa que legitimamente representaria a classe trabalhadora. A aus�ncia injusta da chapa �A Capesesp � dos Trabalhadores� est� deixando os associados � merc� daqueles que n�o mostram ter compromisso com a categoria. Para a Condsef, o direito leg�timo dos trabalhadores de concorrerem �s elei��es da dire��o de seu plano pode estar sendo impedido, mas ningu�m poder� impedir o direito dos trabalhadores de continuar lutando por um plano de sa�de digno e de qualidade, que atenda de fato as reais necessidades de seus associados.

Tanto o projeto da criatura (Mar�lia) quanto o do criador (Cassimiro) significam retrocesso aos objetivos de assegurar melhores dias para a Capesesp. O trecho final do �texto manifesto� enviado pela Condsef a suas filiadas refor�a que �nesse sentido, n�o parece restar alternativa a n�o ser orientar os trabalhadores da Sa�de que na ter�a, 29, votem NULO, em protesto a todas essas manobras e maracutaias, pois o seu VOTO n�o tem pre�o, tem CONSEQU�NCIAS, e o resultado em votar em qualquer uma dessas duas chapas (criatura x criador) pode ser o fim do nosso Plano de Sa�de (CAPESESP)�.

Fonte: Condsef