.

A pressão exercida pela Condsef – e demais entidades afiliadas – para que o governo dê continuidade às negociações com setores ainda sem acordo firmado vem dando resultado. Duas reuniões estão confirmadas nesta segunda-feira, 02 de junho. Às 9h, a entidade acompanha os administrativos da AGU (Advocacia-Geral da União) para tratar demandas do setor. Em seguida, às 10h, é a vez dos servidores do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) tentarem avanços nas negociações. As categorias esperam firmar acordo que garanta a reestruturação em suas tabelas salariais a tempo de seguirem na segunda medida provisória, cuja expectativa é de que seja publicada ainda em junho. A Condsef aguarda também confirmação de agenda para os servidores do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e administrativos do Ministério da Agricultura (MAPA).

A Condsef espera o retorno do secretário-executivo do MAPA procurado na segunda (26) para saber como andam as negociações que envolvem os administrativos do órgão. A entidade cobrou a intervenção do ministério para intermediar uma reunião no Planejamento. A categoria espera a solução para o problema de desigualdade que existe no quadro de funcionários da Agricultura. Hoje, há um abismo salarial que separa servidores que executam tarefas de mesma complexidade. Para ver suas demandas atendidas, os administrativos do MAPA contam com o apoio da Frente em Defesa da Agropecuária, formada por diversos parlamentares.

A luta para garantir que o governo atenda as principais reivindicações dos setores da base da Condsef continua. Os servidores das categorias que ainda não possuem acordos firmados devem permanecer atentos ao longo das primeiras semanas de junho. A pressão e mobilização serão importantes para impulsionar o avanço das negociações.

Fonte: Sintsep/GO com informações da Condsef