.

Perto da instalação de grupos de trabalho (GT) que vão discutir reestruturação de carreira para uma série de setores, a Condsef levantou uma lista com os principais desafios e pendências que devem ser enfrentados nesse processo. O objetivo é ajudar as categorias da base da entidade a pressionar e cobrar do governo os acordos que foram firmados ao longo do ano passado. Trinta e duas categorias devem se sentar à mesa com o governo para discutir suas carreiras. Dessas, muitas já deram início a seus GT´s, mas possuem itens negociados ainda não cumpridos.

Outros setores aguardam a definição de uma agenda de reuniões para começar a discussão no Ministério do Planejamento. A Condsef trabalha para buscar ainda solução de outros problemas urgentes que afetam a vida funcional dos servidores. Entre eles está a necessidade de abertura de adesão ao termo de opção para servidores que não ingressaram na Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CSPT). Cerca de 36 mil servidores em todo o país não assinaram termo que garantia ingresso na carreira e ficaram com suas tabelas salariais estagnadas, não tendo direito aos reajustes conquistados para o setor. Com a instalação do GT, a Condsef espera que o governo reconsidere a situação desses servidores e abra um novo processo para que todos ingressem na CPST, eliminando assim um entrave na reestruturação da carreira.

Participação em todo o processo
A Condsef convoca suas entidades filiadas a se organizar para o período que vai exigir a realização de diversas assembléias. É importante que toda a base seja informada e participe das discussões sobre reestruturação de suas carreiras. Manter a unidade durante esse processo deve ajudar os servidores a ver suas demandas atendidas pelo governo. Para a Condsef, isso é importante para que os GT´s não se tornem apenas instrumento capaz de levantar opiniões e sirva para implementar propostas e projetos. Tudo com o objetivo de valorizar o servidor, melhorar o setor público e, consequentemente, o atendimento à população. Veja a seguir o quadro elaborado para ajudar no levantamento de pendências.

Fonte: Condsef