Secretário-executivo do MTE se comprometeu a conversar com ministro Luiz Marinho para retomar o diálogo de forma legítima com as entidades e construir o espaço de negociação que de fato dê encaminhamento às questões que interessam à base

Condsef/Fenadsef, CNTSS, Fenasps e CUT participaram de audiência nessa quinta-feira, 25/5, com o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Francisco Macena. O encontro teve como objetivo central discutir como vai se dar o processo de interlocução e negociação entre as legítimas entidades que representam os servidores técnicos administrativos do MTE e o governo. As entidades informaram que ao longo do último governo gestores vinham promovendo uma exclusão de representantes legítimos dos servidores e abrindo canais informais com entidades como CSPB que não possui servidores do MTE filiados e até mesmo “movimentos” e “comandos” que se intitulavam, mas não representam em nenhuma esfera a categoria. 

Essa relação não apenas é inaceitável por seu caráter ilegal e ilegítimo, como cria falsas expectativas na categoria uma vez que nenhuma reivindicação pautada nesses espaços tem garantias de ser efetivamente atendida. Vale destacar que o termo de acordo que envolveu uma greve promovida pelos servidores do MTE na luta por sua pauta de reivindicações foi assinado pela Condsef, CNTSS e Fenasps, entidades nacionais que legitimamente representam esses trabalhadores.

A Condsef/Fenadsef reforça que, em breve, será convocado um encontro nacional presencial dos servidores administrativos do MTE para esclarecer toda essa situação junto à base. Para a entidade é inadmissível que ações levianas e irresponsáveis promovam o bloqueio de um processo de negociações legítimo que possa de fato debater as inúmeras demandas represadas e urgentes dos trabalhadores. 

O secretário-executivo do MTE se comprometeu a conversar com ministro Luiz Marinho para retomar o diálogo de forma legítima com as entidades e construir o espaço de negociação que de fato dê encaminhamento às questões que interessam à base. As entidades legítimas representantes dos servidores do MTE cobram que haja um protocolo e regimento para normatizar a relação com o governo.

Essa semana, essas mesmas entidades em conjunto com outras representativas de servidores federais, estiveram com a ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), onde foi assegurado que nenhuma pauta com impacto financeiro será debatida sem passar pela Mesa Nacional de Negociação Permanente.

As entidades reforçam que o objetivo é reestabelecer a relação institucional e instalar a mesa setorial do MTE. O espaço deve discutir toda a pauta dos servidores que não se resume somente à discussão de carreira. “Vamos discutir carreira e demais demandas com as entidades legítimas dos trabalhadores e não por espaços construídos por aqueles que se autointitulam, de forma leviana, representantes dos trabalhadores”, reforçou Pedro Armengol, diretor da Condsef/Fenadsef e da Executiva da CUT Nacional, que também participou da reunião de hoje no MTE.

Com informações da Condsef/Fenadsef